Início Política Valmir quer modificar lei e vedar homenagens a escravocratas, racistas, fascistas e nazistas
Política

Valmir quer modificar lei e vedar homenagens a escravocratas, racistas, fascistas e nazistas

Valmir quer modificar lei e vedar homenagens a escravocratas, racistas, fascistas e nazistas

 

Proibir homenagens a monumentos públicos com nome de pessoas que participaram comprovadamente de atentados aos direitos e liberdades fundamentais no Brasil. Esse é o tema central do projeto de lei (PL 1726/2022) proposto pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) com co-autoria de parlamentares da bancada do PT. A peça, apresentada esta semana ao Congresso Nacional, modifica a lei nº 6.454, de 24 de outubro de 1977. Essa medida também altera a lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, para evitar o registro de marca com nomes, símbolos e referências à escravidão negra e indígena, ao preconceito por raça, cor e orientação sexual, ao fascismo, ao nazismo e o neonazismo e a defensores da ditadura militar brasileira.

Valmir quer modificar lei e vedar homenagens a escravocratas, racistas, fascistas e nazistas
Plenário – Sessão Extroarinária para discussão de diversos projetos- Projeto veda as homenagens a monumentos públicos com nomes de pessoas que participaram da escravidão negra e indígena, do preconceito por raça, cor e orientação sexual, do fascismo, do nazismo e do neonazismo e de defensores da ditadura militar brasileira.

De acordo com Assunção, a intenção especificamente é evitar a denominação de ruas, obras, serviços e monumentos públicos com nomes de pessoas que atentaram contra os direitos coletivos e individuais. “A Constituição garante soberania, cidadania, dignidade da pessoa, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político. Precisamos garantir a premissa de que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, para garantir aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, e que a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais”, sintetiza o autor do projeto.

Valmir quer modificar lei e vedar homenagens a escravocratas, racistas, fascistas e nazistas

Valmir completa usando trechos de sua justificativa do projeto apresentado no Congresso. Ele frisa que “os valores de uma sociedade fraterna são fundados na liberdade, na segurança, no bem-estar, no desenvolvimento, na igualdade e na justiça”. O deputado finaliza que é preciso “harmonia social e que a administração pública não pode usar ‘a coisa pública’, os bens e monumentos estatais para homenagear aqueles que atuam com desprezo a esses caros valores constitucionais do povo brasileiro. Vamos lutar para que esse projeto passe na Câmara e seja um exemplo para o processo de mudança que a nossa sociedade necessita”.

veja também:

Itamaraju- Posto Flecha de volta ! Mais que um investimento milionário, o resgate de uma parte da historia.

Artigos Relacionados

Jerônimo firma acordo com AGU e MEC e acerta novo repasse de precatórios do Fundef para a Bahia

Em agenda realizada na noite dessa quinta-feira (7), em Brasília, o Governo...

Lula compara Gaza ao Holocausto e cria crise diplomática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) azedou ainda mais as...

Governador realiza reunião com municípios baianos afetados pelas chuvas

O governador Jerônimo Rodrigues realizou, na tarde desta terça-feira (30), uma reunião...

Geraldo Júnior recepciona Lula em Salvador ao lado do governador Jerônimo e é aclamado como “meu prefeito”

  O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) recepcionou o presidente Lula (PT) em...