Início Política Tres  pesquisas apontam possível vitoria de Lula no 1º turno
Política

Tres  pesquisas apontam possível vitoria de Lula no 1º turno

Tres  pesquisas apontam possível vitoria de Lula no 1º turno

A semana foi marcada pela chegada de três novas pesquisas eleitorais — todas reforçando as chances crescentes de o ex-presidente Lula (PT) vencer no primeiro turno. É exatamente o que aconteceria se as eleições fossem hoje pelo levantamento da Quaest, em que o petista aparece com quase 53% dos votos válidos. O segundo turno, afinal, ocorre quando o candidato líder tem menos da metade dos votos válidos. Se seu total é maior do que a soma dos votos recebidos por todos os outros a vitória é garantida na primeira volta. Os números das outras duas pesquisas apontam para o limiar desta possibilidade. No PoderData ele teria 48% dos votos válidos e, no Ipespe, 47,9%.

Tres  pesquisas apontam possível vitoria de Lula no 1º turno

Os números do Ipespe, aos quais o Meio teve acesso, não foram divulgados oficialmente. De acordo com Mônica Bergamo, a corretora XP cancelou a distribuição por pressão de clientes e políticos bolsonaristas. O que incomodou foi o dado segundo o qual os eleitores associavam honestidade mais ao petista (35%) que ao presidente (30%). O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) encabeçou a pressão sobre a XP. (Folha)

Então… Lula teria 45% dos votos pelo Ipespe contra 34% de Jair Bolsonaro (PL), 9% de Ciro Gomes (PDT), 3% de Simone Tebet (MDB) e 1% para André Janones (Avante), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (PROS).

A Quaest/Genial mostra Lula na frente com 46% — equivalente a 52,87% dos votos válidos. Em seguida vêm Bolsonaro, com 30%; Ciro, com 7%; Janones, com 2%; e Simone Tebet e Pablo Marçal, com 1% cada. Os números são praticamente os mesmos da pesquisa anterior, mas não podem ser comparados porque esta incluía João Doria (PSDB), que desistiu da candidatura. (UOL)

Também o Poder Data indica estabilidade em relação ao último levantamento. Lula lidera com 43%, mas não supera a soma dos adversários: Bolsonaro (35%), Ciro (6%), Janones (2%) e Tebet, José Maria Emayel (DC) e Luciano Bivar (UB), com 1% cada. Num eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 50% a 40%, cenário que se mantém há três meses. (Poder360)

Esses números estão perturbando Bolsonaro. Os ministros do Supremo ouvidos por Andreia Sadi atribuem o destempero do presidente às pesquisas eleitorais desfavoráveis e ao temor do que possa acontecer a ele e seus filhos em caso de derrota. E isto preocupa seus aliados. O acirramento de seu discurso, conta Valdo Cruz, passa a imagem de “destemperado”, afastando eleitores de centro, cruciais para seus planos de reeleição. (g1)

por reprodução/ MEIO

 

Artigos Relacionados

Brasil muda o tom com Maduro

O governo brasileiro mudou de tom em relação à Venezuela e afirmou...

Jerônimo firma acordo com AGU e MEC e acerta novo repasse de precatórios do Fundef para a Bahia

Em agenda realizada na noite dessa quinta-feira (7), em Brasília, o Governo...

Lula compara Gaza ao Holocausto e cria crise diplomática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) azedou ainda mais as...

Governador realiza reunião com municípios baianos afetados pelas chuvas

O governador Jerônimo Rodrigues realizou, na tarde desta terça-feira (30), uma reunião...