Início Saúde Secretaria de Saúde promove ações em combate à dengue, zika e chikungunya no município  
Saúde

Secretaria de Saúde promove ações em combate à dengue, zika e chikungunya no município  

Os índices recentes fornecidos pela Ministério da Saúde, coloca o município de Itamaraju, numa situação confortável. Com taxas inferiores a 1,5% de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O município de Itamaraju contabilizou uma taxas de 1,0% de infestação, número que relaciona baixo risco.

Secretaria de Saúde promove ações em combate à dengue, zika e chikungunya no município  

Mas os números implicam na atenção e constante prevenção dos profissionais, em especial a comunidade, que devem manter-se preocupados com os riscos causados pelo mosquito transmissor Aedes aegypti. A principal medida de combate ao Aedes aegypti é informar a comunidade como evitar a proliferação. Removendo os criadouros do mosquito, onde larvas foram encontradas, deixando a comunidade em alerta, devido ao período de chuvas somada ao início do verão.

Secretaria de Saúde promove ações em combate à dengue, zika e chikungunya no município  

Nesta quarta-feira (19), equipes com Agentes de Combate às Endemias, estiveram nas principais ruas e avenidas da cidade, numa campanha informativa orientando sobre os riscos, cuidados e prevenção para evitar a proliferação de doenças transmitidas pelo vetor, como dengue, zika e chikungunya. Realizando a entrega de panfleto e informações ao público.

O responsável técnico da campanha municipal Thaillon Bastos, informou que nos últimos dias ações de prevenção seguem os critérios de visitas regulares dos agentes às residências, com equipes que reforçam um mutirão em bairros com números elevados de criadores do mosquito transmissor, que ocorrem sempre às sextas-feiras, semanalmente.

Secretaria de Saúde promove ações em combate à dengue, zika e chikungunya no município  

Os dados do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) auxiliam na identificação de bairros e áreas críticas, onde larvas foram encontradas, potencializando os criadouros do mosquito. Assim, é possível elaborar estratégias direcionadas a esses setores. No entanto, 357 cidades do país estão em risco de elevação e crescimento de casos de dengue, zika e chikungunya.

 Por | ASCOM – Prefeitura Municipal de Itamaraju

Artigos Relacionados

Itamaraju – Boa noite saúde é sucesso de público no bairro Tacizão

A última edição do programa boa noite saúde aconteceu na comunidade do...

Secretário municipal de saúde convida população para o “Boa noite Saúde”

Acontece nesta quinta-feira dia 20 de julho, mais uma edição do “Boa...

6ª Conferência Municipal de Saúde elege 12 propostas prioritárias em Itamaraju

      Por Athylla Borborema A 17º Conferência Nacional de Saúde...

Itamaraju- Fábio da Minas convida a todos para conferencia de saúde nesta terça 28 de março

E o centro de evangelização da paróquia Santos Cosme e Damião, situado...