Início Região Papa Francisco nomeia bispo para a vacante diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, na Bahia
Região

Papa Francisco nomeia bispo para a vacante diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, na Bahia

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 15 de novembro, a decisão do papa Francisco em nomear para a vacante diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, no Estado da Bahia, o padre Jailton de Oliveira Lino, atualmente ecônomo da Delegação Nossa Senhora Aparecida em Porto Alegre (RS).

Nascido em 28 de janeiro de 1965, padre Jailton é natural de Feira de Santana, na Bahia (BA). É formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Também possui mestrado em Psicologia pela Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS), em Porto Alegre.

Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988, em Feira de Santana (BA). Atualmente tem 52 anos de idade e 28 de sacerdócio. Entre suas atribuições como sacerdote exerceu os postos de vice-provincial e mestre dos noviços; delegado-provincial e ecônomo provincial, ambos em Porto Alegre (RS).

Papa Francisco nomeia bispo para a vacante diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, na Bahia

Com a nomeação, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou saudação ao novo membro do episcopado. A mensagem é assinada pelo secretário-geral da entidade, dom Leonardo Steiner. Confira, abaixo, o texto na íntegra:

Saudação da CNBB ao padre Pe. Jailton de Oliveira Lino
Brasília, 15 de novembro de 2017
Prezado Irmão, Pe. Jailton de Oliveira Lino.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria sua nomeação como bispo de Teixeira de Freitas/Caravelas (BA) e manifesta sua gratidão ao Papa Francisco que envia pastores para nossas Igrejas Particulares.

A boa formação científica e atuação no campo da formação dos membros de sua congregação religiosa o ajudarão no serviço episcopal ao Povo de Deus. O ministério episcopal é exigente, mas não lhe faltarão as forças de Deus e a comunhão com os irmãos bispos.

Oferecemos, a título de boas-vindas, uma palavra do Papa Francisco. Escolhemos um trecho de uma homilia que ele fez durante com bispos da Conferência Episcopal Italiana, em 23 de maio de 2013: “ser Pastor significa acreditar cada dia na graça e na força que nos vem do Senhor, não obstante a nossa debilidade, e assumir até ao fundo a responsabilidade de caminhar diante da grei, livres de pesos que impedem a sadia disponibilidade apostólica, e sem hesitações na orientação, para tornar reconhecível a nossa voz, quer por quantos abraçaram a fé, quer por aqueles que ainda ‘não são deste aprisco’ (Jo 10, 16): somos chamados a fazer nosso o sonho de Deus, cuja casa não conhece exclusão de pessoas ou de povos […]. Por isso, ser Pastor quer dizer também dispor-se a caminhar no meio e atrás do rebanho: ser capaz de ouvir a narração silenciosa de quantos sofrem e de acompanhar o passo de quem tem medo de vacilar; atento a levantar-se de novo, a acalentar e a infundir esperança”.

A luz e a força do Espírito Santo conduzam seu trabalho em Teixeira de Freitas/Caravelas e seu ministério seja fecundo e libertador.

Em Cristo, Dom Leonardo Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília, Secretário-Geral da CNBB

estudionoticias / Com informações da CNBB

Artigos Relacionados

Eunápolis terá Núcleo de Atendimento à Mulher, confirma delegado

  Durante a cerimônia de troca de comando da Polícia Civil na Costa...

Professor morre durante competição de natação em Porto Seguro

Porto Seguro: O atleta Dielson Pereira Hohenfeld, de 53 anos, morreu durante...

PM recaptura foragido da Justiça de Minas Gerais em Cumuruxatiba

Prado: Na manhã de quinta-feira (28), por volta das 6h10, a RONDESP/Extremo...

Prado-Confronto no Portelinha termina com apreensão de arma e morte de suspeito

Prado: Na manhã desta quinta-feira (28 de Março), por volta das 05h00,...