Início Mais Lidas Mecânico monta seu próprio avião na frente de casa na cidade de Mucuri; assista
Mais LidasRegião

Mecânico monta seu próprio avião na frente de casa na cidade de Mucuri; assista

Por Athylla Borborema

Um mecânico habituado à arte da invenção está se superando, desta vez na construção da sua própria aeronave na frente da sua casa com peças artesanais. O mecânico Marcelo Evangelista de Oliveira, o “Cabelo”, 35 anos, é natural de Santa Luzia, no sul da Bahia e desde 2018 está radicado no bairro Brisas do Mar, na zona norte da cidade de Mucuri. O mecânico está chamando a atenção de todos, por estar construindo um avião na porta de casa.

 

O mecânico “Cabelo” começou a montagem do avião experimental em março de 2019 e até hoje faz ajustes para aperfeiçoar a estrutura do equipamento e pretende colocar a aeronave para voar em março de 2022. Trata-se de um monomotor de 8 metros de comprimento, com asas de 6 metros de comprimento em cada lado, comportando dois tanques de combustível com capacidade para 70 litros. O mecânico faz questão de registrar cada passo da evolução na execução do projeto e garante que o aparelho vai voar.

Mecânico monta seu próprio avião na frente de casa na cidade de Mucuri; assista

Algumas peças são de automóveis, como o marcador de rotações do motor. Os flaps, responsáveis por dar sustentação ao avião em pousos e decolagens, serão acionados por uma máquina de vidro elétrico de carro, assim como os ailerons, que direcionam a aeronave. O projeto inicial previa um motor Volkswagen 2.0 de 116cv, o mesmo usado no Golf IV e Santana, que chegou a ser instalado no nariz do avião, mas o bloco é muito pesado para a aeronave decolar e “Cabelo” substituiu por um Rotax de 100hp, próprio para aviões.

PUBLICIDADE

Mecânico monta seu próprio avião na frente de casa na cidade de Mucuri; assista

Com o conjunto mais leve, o inventor garante que a aeronave estará pronta para decolar por mais um prazo de um ano e só não ficará pronta em um período menor de tempo, por falta de recursos suficientes, mas antes de realizar testes com o novo “brinquedo”, o mecânico levará o avião ao um aeroporto, apenas para conhecimento dos sistemas operacionais.

Mecânico monta seu próprio avião na frente de casa na cidade de Mucuri; assista

O mecânico Marcelo Evangelista de Oliveira, o “Cabelo”, é um inventor nato, desde menino que vivia inventando máquinas, desmanchando equipamentos e construindo outros. Sua primeira grande invenção foi a construção de um carro com motor de motocicleta em 2019 em Mucuri. “Queria sair da rotina e criar algo, daí a ideia de montar um avião. Eu queria criar alguma coisa física e entendi que existia a possibilidade de se montar um monomotor e como sempre tive interesse em aviação, comecei a montar este avião, um sonho desde criança. Uma vida boa é a vida com aventura”, destacou o mecânico.

Artigos Relacionados

Usina no Extremo Sul baiano divulga oportunidades de emprego para mecânico de manutenção

  A Usina Bahia Etanol, em parceria com a Prefeitura de Ibirapuã...

Mucuri-Prefeitura abre concurso público com 172 vagas de empregos e salário de até 8 mil

As vagas públicas de empregos estão distribuídas em dois processos seletivos e...

Alcobaça: Adolescente é assassinado a tiros e corpo arrastado para matagal

  Alcobaça: O corpo de um adolescente de 16 anos foi encontrado na...

Trabalhador rural morre eletrocutado em Itamaraju

Itamaraju: Um homem de 40 anos morreu após receber uma descarga elétrica...