Início Destaque Mais um órgão que se vai: Inspetoria do TCM em Itamaraju
Destaque

Mais um órgão que se vai: Inspetoria do TCM em Itamaraju

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição desse sábado, dia 11, a resolução 1359/2017, determinando o fechamento da 15ª Inspetoria Regional do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com sede em Itamaraju. Com o fechamento, oficializado para 31 de dezembro de 2017, a prestação de contas dos municípios do baixo extremo sul será concentrada na 26ª IRCE, em Eunápolis.

Nesta última quinta-feira, dia 9 de novembro, uma fonte ouvida pelo Teixeira News, confirmou a possibilidade e adiantou que pelos últimos comentários oriundos da própria sede estadual do TCM, o fechamento era dado como certo. Além de Itamaraju, com também adiantou o TN, outras três Inspetorias, a 14ª de Ibotirama, 17ª de Valença e a 13ª de Senhor do Bonfim, também terão suas atividades encerradas a partir do fim do ano e os trabalhos serão direcionados para municípios maiores, ou mais estratégicos do ponto de vista de suas localizações.

Além da diminuição das despesas, o fechamento das estruturas foi determinado devido a problemas de falta de representação política desses quatro municípios. Atualmente o município de Itamaraju é administrado por Marcelo Angênica (PSDB), sigla que estaria longe das articulações dos órgãos estaduais, como o Tribunal de Contas dos Municípios – TCM.

Com o fechamento, além da distância maior para os vereadores que acompanham in loco a prestação de contas dos prefeitos, quem sofrerá o maior impacto, deve ser o comércio desses quatro municípios, pois como a visitação é diária, os que prestam contas, encaminham documentos ou fiscalizam, acabam permanecendo nessas cidades e comprando no comércio local. O setor mais impactado deve ser o de restaurante.

A Inspetoria de Itamaraju foi instalada em 1983, enquanto a de Eunápolis começou a funcionar em 1995. Eunápolis tem apenas um servidor, enquanto Itamaraju possui três. A arrecadação dos jurisdicionados da 15ª IRCE/Itamaraju, é bem superior aos municípios da 26ª IRCE/Eunápolis. Dizem nos bastidores que Itamaraju fica distante do Aeroporto, e que na verdade, os critérios foram subjetivos. Há anos os conselheiros do TCM, em Salvador, não visitam as Inspetorias do interior e com a operacionalização do Aeroporto de Teixeira de Freitas, essa “desculpa”, não parece convincente. Itamaraju, município sem representatividade!

(Por Ronildo Brito)

Artigos Relacionados

Festejos em Campo Alegre com Netinho do Forró acontece neste sabado 20/04

  Por Ornes Jr O 3º final de semana do mês de...

CAEMA desmantela cultivo de maconha no estremo sul baiano

  Teixeira de Freitas: uma operação conduzida pela CIPE/Mata Atlântica (CAEMA) resultou...

Jogos Indígenas Pataxó começam nesta quinta, 18/04na Praia de Coroa Vermelha

No local histórico onde foi celebrada a primeira Missa após a invasão...

Em Nota do Governo da Bahia, Jornal Nacional é acusado de informação falsa sobre VLT

Em nota divulgada na noite deste sábado (30), o Governo da Bahia...