Início Notícias JORNAL DE TERÇA 6 DE ABRIL
Notícias

JORNAL DE TERÇA 6 DE ABRIL

Jornal Da Educadora 6 De Abril

 

Abertura

Locutor – Olá Boa Tarde

Locutor – Hora Certa…

 

ESTE É O JORNAL DA EDCUDORA E ESTAS SÃO AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS NO DIA.

 

MANCHETES

– Alterações no Código de Trânsito começam a valer neste mês

– PREFEITO MARCELO ANGENICA DECRETA FECHAMENTO DO COMERCIO EM ITAMARAJU

Governo da Bahia volta a declarar estado de calamidade no estado

Inscrições para o Sisu começam NESTA terça-feira  

– Itagimirim terá Unidade Polivalente de Beneficiamento de Mandioca

– Prefeitura de Prado recebe novo caminhão pipa para compor frota de equipamentos

-STF decide AMANHA sobre cultos e missas presenciais no País- ASSUNTO PARA  Hiury Wdson

-Eunápolis: Fumaça de queimada causa engavetamento na BR-101

-Motorista bêbado e sem CNH colide em viatura da Polícia Civil em Teixeira e acaba preso

ALEM DA MORTES – COVID19 acentua A MISERIA E A fome EM TODO O PAIS

 

HOJE É TERÇA FEIRA, DIA 6 DE ABRIL DE 2021 – O Dia Mundial da Atividade Física –  E ESTE É O JORNAL DA EDUCADORA E NOS JA ESTAMOS NO AR.

 

JORNAL DA EDUCADORA

1-Relator pede arquivamento de processo contra Eduardo Bolsonaro. As informações direto de Brasília –

com Hiury Wdson

2- Alterações no Código de Trânsito começam a valer neste mês

Condutores devem ficar atentos aos novos prazos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação

Alterações no Código de Trânsito começam a valer neste mêsFoto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Entram em vigor no dia 12 de abril as alterações promovidas no Código Brasileiro de Trânsito. As mudanças foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado, quando ficou definido que a vigência passaria a ocorrer 180 dias após a sanção.

A partir de agora, os motoristas devem ficar atentos aos novos prazos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ao número de pontos que podem gerar a suspensão de dirigir e à punição de quem causar uma morte ao conduzir o veículo após ter ingerido bebida alcoólica ou ter usado drogas.

Os exames de aptidão física e mental para renovação da CNH não serão mais realizados a cada cinco anos. A partir de agora, a validade será de dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco anos para motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 e três anos para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos.

Haverá mudanças também na quantidade de pontos que podem levar à suspensão da carteira. Atualmente, o motorista que atinge 20 pontos durante o período de 12 meses pode ter a carteira suspensa. Agora, a suspensão ocorrerá de forma escalonada. O condutor terá a habilitação suspensa com 20 pontos (se tiver duas ou mais infrações gravíssimas na carteira); 30 pontos (uma infração gravíssima na pontuação); 40 pontos (nenhuma infração gravíssima na pontuação).

As novas regras proíbem que condutores condenados por homicídio culposo ou lesão corporal sob efeito de álcool ou outro psicoativo tenham pena de prisão convertida em alternativas.

Cadeirinhas – O uso de cadeirinhas no banco traseiro passa a ser obrigatório para crianças com idade inferior a dez anos que não tenham atingido 1,45 m de altura. Pela regra antiga, somente a idade da criança era levada em conta.

Recall – Nos casos de chamamentos pelas montadoras para correção de defeitos em veículos (recall), o automóvel somente será licenciado após a comprovação de que houve atendimento das campanhas de reparo.

 

3-PREVISAO

 

4-EDUCAÇAO

SUPERAÇÃO Ex-morador de rua supera vício em drogas e conquista 920 pontos na redação do Enem

Após viver anos no mundo das drogas e ir parar nas ruas, Alexandre Camilo, de 55 anos, é exemplo de superação. Além de se livrar do vício, ele se casou e agora atingiu 920 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020: “Quero ser professor de letras”.

Alexandre é carioca e foi para Fortaleza (CE) em busca de novas possibilidades, mas tornou-se dependente de drogas e viveu nove meses em situação de rua, antes de mudar-se para Teresina. A mudança de vida começou ao conhecer a Pastoral do Povo da Rua de Teresina, entidade credenciada à Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas do Piauí (Cendrogas-PI).

Há dois anos, ele passou de usuário de drogas para colaborador da Pastoral, onde ajuda na recuperação de dependentes químicos. Graduado em biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar, o objetivo de Alexandre agora é cursar Licenciatura Plena em Letras Português, para dar continuidade ao seu trabalho como escritor.

“Eu sou autor de um livro de poesias, lançado em 2020, e estou com outro quase pronto. Agora eu vou ter a possibilidade de entrar novamente na universidade, melhorar o meu português. Estou correndo atrás dos meus sonhos: ter uma família e escrever”, contou.

Para o coordenador da Pastoral, padre João Paulo, o resultado de Alexandre é um incentivo à missão de acolher os moradores de rua. “É uma grande alegria e realização para nós da Pastoral ver a superação e evolução dos nossos acolhidos que estavam nas ruas. É o êxito do nosso trabalho sendo concretizado”, disse.

Segundo Alexandre, a pontuação na prova já era esperada. “Eu tinha certeza de que havia feito uma boa redação, mas quando a gente vê o resultado, se surpreende. Já tenho um curso superior, e infelizmente, ao longo do tempo, a vida nas drogas acabou me tirando tudo. Mas estou dando a volta por cima”, declarou.

 

5-Inscrições para o Sisu começam hoje terça-feira os detalhes com janaina oliveira

AUDIO

 

6-COTAÇAO

AUDIO

 

 

7-SAUDE

Governo da Bahia volta a declarar estado de calamidade no estado

O Governo do Estado da Bahia publicará na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (6) um novo decreto declarando estado de calamidade pública em todo o território em virtude da pandemia da Covid-19. Este é o terceiro decreto do tipo publicado pelo governo baiano para fins de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. A medida autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências.

A publicação do decreto segue normativa do Ministério do Desenvolvimento Regional e viabiliza a liberação de recursos por parte do Governo Federal para que sejam aplicados nas medidas de prevenção, controle, contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença.

 

 

8-Butantan envia mais 1 milhão de doses da CoronaVac

AS INFORMAÇOES DIRETO DDA RADIO WEB COM Theresa Klein

 

9- ITAMARAJU FECHAMENTO DO COMERCIO -ENTREVISTA

FALA PREFEITO

Prefeito de Itamaraju anuncia novas medidas de restrições e fechamento do comercial
Por ASCOM – Prefeitura de Itamaraju em 06/04/2021 às 00:17:58

OPrefeito de Itamaraju Marcelo Angênica, utilizou as redes sociais durante a noite de segunda-feira (05/04), para anunciar a população que novas medidas serão adotadas para conter o avanço da pandemia no município.

O gestor demonstrou total preocupação mediante ao número crescente de casos da Covid-19 no município, que em decorrência tem levado a morte de inúmeros cidadãos itamarajuenses, “chegamos a um momento em que medidas mais firmes precisam ser adotadas, prezamos pela vida e isso é tudo” disse o gestor.

Em seguida Marcelo Angênica, destacou que realizou reunião com entidades do município, representante do comércio e outros seguimentos sobre as medidas que serão publicadas através de decreto durante a terça-feira (06), restringindo o funcionamento do comercio entre outras.

O prefeito reforçou que intensificará as fiscalizações na garantia do cumprimento ao decreto, com medidas punitivas e fez um apelo à população sobre o cuidar da vida, seguindo as recomendações e prevenção a covid-19.

Finalizando agradeceu a compreensão de todos enfatizando que o momento é delicado e preocupante, afirmou que durante a terça-feira (06), reuniões acontecerão com produtores da região, agencias bancarias e correspondentes, sobre as medidas a serem adotados no combate ao Coronavírus.

Após a publicação do decreto nesta terça-feira (06), ficará estabelecido o cumprimento das medidas a partir da próxima quarta-feira 07 de abril de 2021.

AUDIO NO ZAP

10- ALEM DA MORTES – Crise sanitária acentua A MISERIA E A fome EM TODO O PAIS , e faz aumentar demanda por doações REPORTAGEM COM – Daniel Fagundes

PROPAGANDA DA BAHIA

https://youtu.be/wiwqD6kxxWs

 

—————- INTERVALO 12:20

ESPORTE

 

Agora é hora do momento geração esportiva as principais notícias do esporte o comentário das principais competições futebolísticas em curso NO BRASIL E NO MUNDO com ele,  o MEU patriarca ORNES  José BOA TARDE

REGIAO

12- Veracel abre inscrições para nova turma do Programa Jovem Aprendiz

A Veracel, empresa de celulose localizada no Sul da Bahia, abriu inscrições para seu Programa Jovem Aprendiz e busca pessoas que tragam consigo talento e vontade de aprender, de diferentes gêneros, etnias, classes sociais, deficiências e habilidades. Serão 40 vagas disponíveis para jovens residentes nas regiões de abrangência da Veracel que irão realizar um curso de capacitação no mercado de celulose. A iniciativa tem como objetivo preparar jovens para o mercado de trabalho e faz parte das ações da Veracel em prol da educação e apoio para a qualificação e geração de renda da comunidade. O curso disponível nesta edição do Programa é de Auxiliar de Fabricação de Fibra Celulósica, ofertado pela Veracel Celulose em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Os aprendizes selecionados receberão salário, alimentação, transporte e convênio médico e odontológico. Todas as informações estão disponíveis no site http://vemparaaveracel.gupy.io/ e as inscrições devem ser realizadas pelo site até o dia 7/4/2021, às 23h59.

No curso de Auxiliar de Fabricação de Fibra Celulósica, os alunos conhecerão o processo produtivo de obtenção de celulose e darão auxílio na operação e no controle do processo industrial, seguindo todos os procedimentos operacionais, normas e técnicas de segurança, qualidade e ambientais, além dos procedimentos de prevenção orientados pela Organização Mundial de Sáude (OMS) quanto aos protocolos de Covid-19.

O aprendiz, após a qualificação, poderá atuar como operador em diversas etapas da produção, desde o tratamento da matéria-prima até a obtenção dos produtos finais, como a celulose branqueada. Ao longo do curso, os alunos associarão a teoria à prática do setor industrial, na fábrica da Veracel.

Vamos aos Requisitos necessários:

  • Idade entre 18 e 21 anos e 11 meses, no ato da matrícula. Caso o Aprendiz seja pessoa com deficiência, não haverá limite máximo de idade para a contratação;

  • Estar matriculado e cursando no mínimo o 9° (nono) ano do Ensino Fundamental ou tenha concluído o ensino médio (ou equivalente);

  • Possuir conhecimentos básicos em editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na internet, utilizando computadores desktop ou notebook;

  • Não ter tido contrato firmado com a Veracel em programas de aprendizagem anteriores;

  • Disponibilidade para estudar (online) durante a Etapa teórica, das 13h às 17h (4 horas diárias) e das 08h às 15h (6 horas diárias) para realizar a Etapa Prática que acontecerá na Fábrica da Veracel;

  • Não estar matriculado em nenhum curso gratuito no SENAI/DR/BA, no ato da matrícula;

  • Não haver concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem de conteúdo programático similar ou idêntico ao proposto nesse Programa de Aprendizagem, por meio do SENAI.

Inscrições

Em função da pandemia do novo Coronavírus e as medidas preventivas recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o processo seletivo será realizado 100% de forma online. As inscrições e algumas etapas do processo acontecerão somente via internet e não serão aceitos currículos enviados por meios diferentes do site.

 

————————

13- Itagimirim terá Unidade Polivalente de Beneficiamento de Mandioca

O projeto, denominado Roça do Povo, há 16 anos mantém um dos maiores plantios de mandioca da Costa do Descobrimento

Para fortalecer e garantir a geração de renda para as famílias agricultoras do município de Itagimirim, será implantada a Unidade Polivalente de Beneficiamento de Mandioca, no distrito de União Baiana. A ação é resultado de um convênio firmado entre o Governo do Estado, via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Associação de Agricultores de União Baiana.

A iniciativa está beneficiando diretamente 48 famílias, e inclui não só as obras de construção civil, mas também a aquisição de máquinas e equipamentos, veículos e assistência técnica e extensão rural (Ater), entre outras ações. O projeto, denominado Roça do Povo, do Distrito de União Baiana, em Itagimirim, há 16 anos mantém um dos maiores plantios de mandioca da Costa do Descobrimento. Pelos produtores e produtoras da associação são colhidos, anualmente, mais de 1,5 milhão de quilos da raiz, para a produção da farinha, fécula e derivados.

“O Bahia Produtiva reconhece esse potencial de produção e contemplou a associação com a construção da unidade polivalente, que vai facilitar e melhorar a produção dos derivados, processando de forma correta e rápida, permitindo o acesso competitivo ao mercado da mandiocultura. O impacto será forte na capacidade produtiva, que prevê a produção diária triplicada e em menos tempo, diminuindo o custo e gerando mais renda para as 48 famílias de agricultores familiares de União Baiana”, comemora Agnevaldo Cardoso Rodrigues, presidente da associação.

O Bahia Produtiva é um projeto do Governo do Estado, executado pela SDR/CAR, a partir de acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A ação seleciona e apoia projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, socioambientais, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades mais pobres da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade do Estado, desde 2015. Por meio do projeto são apoiados sistemas produtivos estratégicos como o da mandiocultura, ovinocaprinocultura, bovinocultura de leite, apicultura e meliponicultura, fruticultura e piscicultura, entre outros.

 

14-Eunápolis: Fumaça de queimada causa engavetamento na BR-101 A REPORTAGEM É DE hUGO SANTOS DO RADAR 64

 

————–

 

15 – Prefeitura de Prado recebe novo caminhão pipa para compor frota de equipamentos

A Prefeitura de Prado recebeu um novo caminhão pipa Volkswagen (VW-24280) avaliado em R$ 378.900,00 para reforçar os serviços no município. O equipamento chega ao município por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), através de emenda parlamentar do senador Angelo Coronel e do deputado Diego Coronel.

De acordo com o prefeito Gilvan Produções, o equipamento vai atender as demandas atuais do município e será empregado em ações de melhoria da infraestrutura.

“A entrega desse caminhão pipa à prefeitura de Prado, que é uma ação da Codevasf, fruto de emenda parlamentar do senador Angelo Coronel e do deputado estadual Diego Coronel, é uma conquista do nosso governo e do povo de Prado”, disse o prefeito.

Esse novo caminhão irá auxiliar na manutenção das estradas, no transporte de água potável para as localidades que precisam dessa água e ajudar a conter possíveis incêndios na região.

 

—————

16-Homem é preso pela Polícia Civil de Nova Viçosa por divulgar vídeos de sexo com ex-companheiras

Compareceu na Delegacia Territorial de Nova Viçosa, uma senhora, relatando que conviveu maritalmente com a pessoa identificada como sendo, Janício Nunes Bento, 39 anos, e quando estavam convivendo, fizeram uma gravação em vídeo de momentos de intimidade  do casal, e quando eles se separaram, ela pediu ao Janício que apagasse as imagens referente às cenas de sexo explícito, que haviam sido gravadas.

Janício disse à sua ex-companheira que já tinha apagado as imagens. Ocorre que nesta quarta-feira, 31 de março, ela foi avisada que estavam circulando, via WhatsApp,  um vídeo com cenas de sexo explícita, entre ela e seu ex- companheiro. Embora o Janício nega que tenha sido o autor da divulgação, ele confessa em seu interrogatório que ainda tem as gravações em vídeo dentro da memória de seu celular.

Segundo o delegado titular de Nova Viçosa, Marco Antônio Neves, no mês de novembro de 2020, o Janício tinha divulgado um vídeo de cenas de prática de sexo entre ele e outra ex-companheira, e considerando que o vídeo ainda estava sendo exposto, foi dada voz e prisão ao Janício Nunes Bento, que foi autuado em flagrante, com base no Art. 218, C, do Código Penal Brasileiro, por divulgar cenas de sexo em rede social, sem autorização.

Ainda segundo o delegado Marco Antônio, no celular do Janício foi encontrado mais de 400 vídeos de sexo explícito. Mas, foi detectado que desses, aproximadamente 10 vídeos é de prática sexual do Janício com outras pessoasO delegado disse ainda, que na gravação do ano passado, a vítima alega que nem sabia dessa gravação, e que ele deve ter gravado em um momento em que eles beberam e ela não percebeu que estava sendo gravado.

No primeiro caso, a vítima nem sabia que estava sendo gravada, e a divulgação do vídeo casou grande abalo emocional na ex-companheira do Janício. Já no caso mais recente, a vítima tinha conhecimento da gravação, mas, ele garantiu que tinha excluído o vídeo. O Janício segue peso à disposição da Justiça.

 

JORNAL DA EDUCADORA

11-STF decide AMANHA sobre cultos e missas presenciais no País- ASSUNTO PARA  Hiury Wdson

 

 

 ————————————-

17-LOCUTOR TRILHA

PRF e CAEMA prendem quadrilha especializada em roubo de veículos de carga em Itabatã

A prisão ocorreu na noite deste sábado, 3 abril na BR-101, no distrito de Mucuri, no extremo sul baiano.

Na ação, dois caminhões furtados foram recuperados e dois veículos que funcionavam como ‘batedores’ foram apreendidos.

Os PRF receberam a informação de que dois caminhões furtados, no estado do Espírito Santo, estavam estacionados no pátio de um posto de combustível em Itabatã, distrito de Mucuri, os policiais de imediato deslocaram até o posto com o apoio de uma equipe da CAEMA é fizeram a abordagem aos veículos suspeitos.

Dando continuidade às diligências, os policiais conseguiram localizar e prender dois membros da quadrilha que estavam escondidos em um terceiro caminhão que funcionava como ‘batedor’. Os outros dois foram interceptados em uma Hilux que também realizava o serviço de ‘batedor’ dos veículos furtados.

Os veículos e os quatro envolvidos foram apresentados na sede da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas, onde se encontra a disposição da justiça.

———————

GIRO

19-Homem acusado de estupro ofereceu pirulito para atrair a vítima de 10 anos

Vilson Gonçalves dos Santos de 50 anos, foi preso por policiais militares da 87ª CIPM, acusado de abusar sexualmente de uma criança de 10 anos no fim da manhã deste domingo de Páscoa, 4 de abril, em Teixeira de Freitas.

O acusado que é vizinho da vítima, teria usado um pirulito para atrair a criança até o interior de sua casa, no bairro Ulisses Guimarães. A informação foi dada pela vítima à Polícia Civil, logo após a prisão do acusado.

De acordo com o delegado Bruno Ferrari, era vizinho do menino, e segundo relato da criança, ele o chamou para dentro de casa oferecendo o pirulito.

Segundo investigações feitas pela polícia, a criança foi ameaçada com um pedaço de madeira. Vilson foi indiciado por estupro de vulnerável e sua prisão em flagrante foi convertida pela justiça para prisão preventiva.

 

20-Motorista bêbado e sem CNH colide em viatura da Polícia Civil em Teixeira e acaba preso

O fato aconteceu  quando uma viatura que era ocupada pelo delegado de Polícia Civil, Manoel Andreetta, e pelo investigador Jacó, estavam voltando do levantamento cadavérico referente ao assassinato de um adolescente, no Jardim Planalto, e foi atingida por outro veículo, no cruzamento ao lado da Farmácia Indiana, na região central da cidade.

O feirante Reginaldo Palmeira dos Santos, de 46 anos, dirigia seu veículo um Fiat Uno, cor azul, placa policial BZM-4972, licenciado em Teixeira de Freitas, em condições precárias, e colidiu nos fundos da viatura da Polícia Civil, logo após a abertura do semáforo. O motorista foi submetido ao teste do bafômetro, feito pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que acusou 0,98 mg de álcool por litro de ar expedido pelos pulmões, e não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Reginaldo foi detido em flagrante, conduzido e apresentado pelos policiais militares da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas na Delegacia Territorial da Polícia Civil. O delegado plantonista, Manoel Andeetta, flagranteou o Reginaldo por crime de trânsito (dirigir embriagado). Reginaldo Palmeira segue preso na Custodia da Polícia Civil, à disposição da Justiça.

 

Artigos Relacionados