GADS participa de sessão da Câmara e reforça luta pelo meio ambiente

Na noite desta terça-feira durante a sessão legislativa da câmara de vereadores o presidente Rubens Cleudes de Jesus Neves cedeu ao Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social (GADS), representado por Vinícius Borges 15 minutos na tribuna da casa, para se pronunciar a respeito de dois temas ambientais relevantes aos moradores de Itamaraju.

O primeiro foi sobre a solicitação de alocação na Lei de Orçamentária Anual (LOA) de 2022 de recursos exclusivamente para arborização das ruas, praças de Itamaraju além de reflorestamento das margens dos rios Jucuruçu e do rio do Ouro.

O recurso solicitado, que não será destinado ao GADS mas sim a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, representa 0,1% da previsão de arrecadação municipal para 2022 equivalendo a R$ 176.760,00.

Vinícius Borges 15 minutos na tribuna da casa

Um programa de arborização traz diversos benefícios a população, tais como: melhoria da qualidade do ar reduzindo doenças respiratórias, a redução temperatura na cidade de Itamaraju visto que as árvores elimina as ilhas de calor decorrentes da impermeabilização do solo por meio do asfalto e calcamento, contribuição para o aumento do regime de chuva devido a enorme transpiração realizada pelas árvores, a contribuição com embelezamento e valorização em pelo menos 10% dos imóveis contidos em bairros arborizados, dentre outros benefícios.

Em seguida, Vinícius Borges, aproveitou a ocasião para demonstrar a preocupação do GADS com a solicitação feita ao Conselho Municipal de Meio Ambiente para que fossem derrubadas mais árvores na Praça Nações Unidas no fundo da caixa econômica federal. Dentre as árvores que podem vir a ser cortadas destaca-se o centenário Pau Brasil, que é uma espécie ameaçada de extinção. O solicitante, que alega ser o proprietário do local aonde antes era a Praça das Nações Unidas informou ao conselho de meio ambiente que a derrubada da centenária árvore é para construção de mais uma farmácia na cidade.

PUBLICIDADE

O vídeo (https://fb.watch/8T_Aseyzz8/) e fotos do google maps mostram que nos últimos anos já foram derrubadas na Praça Nações Unidas cerca de 10 árvores sem que se tenha conhecimento de qualquer compensação ambiental.

Ao término da sua fala, os vereadores Chico do Hotel, Flavinho, Som de Nova Alegria, Rogério Novais, Alex Soares, Daniel Nascimento e o presidente Rubens do Hospital juntamente com os demais vereadores manifestaram seu apoio as demandas apresentadas pelo GADS e afirmaram que a câmara de vereadores apoia tanto a alocação de recursos para arborização e ao mesmo tempo que condena a derrubada de mais árvores na Praça Nações Unidas.

A fala completa encontra-se disponível em: https://fb.watch/8UBLvoIgzk/

Por GADS

 

Deixe seu comentário