Início Política Encontro Regional dos Bancários aprova Plano de Lutas para 2022
Política

Encontro Regional dos Bancários aprova Plano de Lutas para 2022

Encontro Regional dos Bancários aprova Plano de Lutas para 2022

Em três grandes e importantes momentos, foi realizado no último sábado, dia 18, no Hotel Porto Nápolis, na cidade de Eunápolis, o tradicional Encontro Regional dos Bancários, reunindo profissionais de diversas localidades da região.

Encontro Regional dos Bancários aprova Plano de Lutas para 2022 

Na abertura, o coordenador geral do Sindibancários (Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia, Moisés Vital Araújo, deu as “boas-vindas” aos participantes e ressaltou a construção coletiva da Campanha Nacional, que começou desde a consulta à categoria para incorporar itens à minuta geral de reivindicações. 

O diretor João Climário, que é também dirigente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) na Bahia, abordou a organização histórica dos bancários na central sindical e explanou em torno da organização das categorias para uma agenda comum como classe trabalhadora nos temas importantes do país, a exemplo de defesa da Previdência e valorização do salário mínimo.

Encontro Regional dos Bancários aprova Plano de Lutas para 2022

As diretoras Leila Ramos e Joelma Souza saudaram e parabenizaram os presentes e ressaltaram a importância da participação ativa em cada etapa da Campanha Nacional dos Bancários “para a conquista de um grande acordo em 2022”.

Em seguida, houve a apresentação da peça teatral com o tema “Metas abusivas, adoecimento e necessidade da luta coletiva”, representada pelo grupo de teatro “Pra lá e pra cá”, de Porto Seguro, sendo aplaudido pelos bancários participantes do encontro.

Leila Ramos, que é diretora para Assuntos de Gênero, do sindicato, fechou o tema sobre combate ao assédio moral, apresentando a cartilha produzida pelo Sindicato dos Bancários de Brasília e reproduzida pelo Sindibancários, que tem como tema “Enfrentamento ao assédio moral, assédio sexual e discriminação no local de trabalho Bancário”. Leila destacou a importância dos bancários se apropriarem das informações para gerar consciência e empoderamento no enfrentamento aos abusos no dia a dia da categoria.

publicidade

Encontro Regional dos Bancários aprova Plano de Lutas para 2022

Em uma tela via transmissão virtual, o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, representando também o Comando Nacional dos Bancários, apresentou as principais resoluções da Conferência Nacional, abordou o calendário inicial das negociações e teceu considerações sobre os desafios para este ano no enfrentamento com os banqueiros.

De acordo com o dirigente, “o cenário de inflação alta é bastante desafiador, e a participação da categoria em unidade nacional será muito importante, inclusive para um enfrentamento mais radical, com greve, se for o caso”. Afirmou Hermelino Neto que “o maior desafio que a categoria vai enfrentar durante a campanha salarial 2022 acontecerá de forma concomitante com a campanha eleitoral, que escolherá o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais e requer nossa participação decisiva para definir os rumos do país”.

À tarde foi composta a mesa de trabalho sob a coordenação dos diretores Thomaz Edson e Fabiano Matias, que participaram dos congressos dos bancos públicos e da Conferência Nacional, sendo prestado o relatório e aberta a palavra para propostas ao Plano de Ação. Após diversas intervenções, foram aprovadas por unanimidade as propostas, que representam o plano de lutas para os bancários do extremo sul da Bahia para os desafios da conjuntura. 

O plano prevê a preparação de material para os novos filiados, informando o histórico de lutas da categoria; confecção de material especial para clientes – explorar também nas mídias sociais; promoção de um seminário sobre saúde mental; lançamento da campanha nas principais cidades com dinâmica teatral, charanga e temas que envolvem a campanha; reunião nos locais de trabalho para consciência e envolvimento dos bancários; fazer o debate com a sociedade sobre crédito com juros baixos para impulsionar o crescimento econômico e distribuição de renda; ampliar na categoria e na sociedade o debate da defesa dos bancos públicos, defesa das demais empresas públicas como Correios e Petrobrás, fortalecer a defesa da democracia; apoiar candidaturas nas eleições 2022 que defendam os direitos, os bancos públicos e a pauta da classe trabalhadora; e montar comitês de luta para debater a reconstrução do Brasil que a gente quer e defender a democracia.

Finalizando o Encontro Regional dos Bancários, foi realizada à noite uma festiva confraternização, com muita descontração e musicalidade, animada pelo cantor Jarley e Banda. Para os bancários, a confiança e a esperança renovadas para os desafios neste ano importante para a categoria.

Fonte: Sindibancários

Artigos Relacionados

Bahia – Governador anuncia gratificação salarial PARA universidades estaduais

Os professores das universidades estaduais da Bahia terão aumento da gratificação salarial,...

Brasil muda o tom com Maduro

O governo brasileiro mudou de tom em relação à Venezuela e afirmou...

Jerônimo firma acordo com AGU e MEC e acerta novo repasse de precatórios do Fundef para a Bahia

Em agenda realizada na noite dessa quinta-feira (7), em Brasília, o Governo...

Lula compara Gaza ao Holocausto e cria crise diplomática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) azedou ainda mais as...