Início Região Defesa Civil faz balanço sobre estragos das chuvas em Itamaraju
Região

Defesa Civil faz balanço sobre estragos das chuvas em Itamaraju

Defesa Civil faz balanço sobre estragos das chuvas em Itamaraju

Grande parte das famílias desabrigadas em virtude às fortes chuvas que caíram nos últimos dias na região já voltou para suas residências, somente duas familias continuam alojadas no Estádio Municipal Juarez Barbosa, em Itamaraju, recebendo assistência da prefeitura. A informação é do coordenador da Defesa Civil local, Vinícius Almeida, que esteve em conjunto com várias secretarias assistindo as áreas afetadas.

De acordo com a Defesa Civil, que continua fazendo o acompanhamento da situação, mais de 120 famílias foram afetadas pelas chuvas, sendo que 35 ficaram desabrigadas, “Disponibilizamos o estádio para que todos fossem alocados e assistidos pelo município, mas algumas pessoas preferiram ir para a casa de seus parentes”, informou Vinícius. Segundo ele, a mobilização da Defesa Civil teve início na última quinta-feira (14), após as confirmações em torno de alagamentos e desmoronamento de encostas e imóveis.

Defesa Civil faz balanço sobre estragos das chuvas em Itamaraju

No dia 11, a órgão foi alertado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (DEMADEN) sobre a intensidade da chuva no município e o possível ocasionalmente de enchentes e deslizamentos de encostas. “Diante desse aviso, já ficamos de prontidão e começamos nos mobilizar”, observou Almeida.

Defesa Civil faz balanço sobre estragos das chuvas em Itamaraju

O volume da chuva acumulada ultrapassou os 230 mm, fazendo com que o Rio Jucuruçu transbordasse, inundando ruas de bairros próximos às suas margens, a exemplo do Várzea Alegre, Beira Rio, Vale do Jucuruçu e São Bernardo. Em alguns pontos dessas localidades os moradores tiveram que utilizar canoas para se locomover.

Defesa Civil faz balanço sobre estragos das chuvas em Itamaraju

No bairro Novo Prado ocorreu deslizamento de encostas e desabamento de uma casa, mas não houve registro de pessoas feridas, segundo a Defesa Civil. Informou o órgão que os moradores das casas afetadas irão continuar abrigados provisoriamente no estádio até que sejam transferidos para novas moradias.

Concluiu Vinícius Almeida que as chuvas causaram danos ainda nos bairros 31 de Março (imediações da Rua Quintino Bocaiúva) , Santo Antônio do Monte, às margens da BR-101 e em estradas e pontes do interior. Na região do córrego do Perigoso, nas proximidades do distrito de Pirajá, açudes também transbordaram, em fazenda da região.

Por Domingos Oliveira

Artigos Relacionados

Usina no Extremo Sul baiano divulga oportunidades de emprego para mecânico de manutenção

  A Usina Bahia Etanol, em parceria com a Prefeitura de Ibirapuã...

Mucuri-Prefeitura abre concurso público com 172 vagas de empregos e salário de até 8 mil

As vagas públicas de empregos estão distribuídas em dois processos seletivos e...

Alcobaça: Adolescente é assassinado a tiros e corpo arrastado para matagal

  Alcobaça: O corpo de um adolescente de 16 anos foi encontrado na...

Trabalhador rural morre eletrocutado em Itamaraju

Itamaraju: Um homem de 40 anos morreu após receber uma descarga elétrica...