Início Região Caravelas: Moradores denunciam área usada como aterro sanitário
Região

Caravelas: Moradores denunciam área usada como aterro sanitário

Caravelas: Moradores denunciam descaso em área usada como aterro sanitário em Barcelona

Moradores de Barcelona, distrito de Caravelas, denunciam sobre as condições de uma área, utilizada pela prefeitura como aterro sanitário, localizado as margens da pista de acesso a entrada do distrito.

No local, lixos espalhados, ossos e restos de animais mortos, forte mau cheiro, deixam a via intransitável, e a proliferação de moscas invadindo os veículos são relatados.

Caravelas: Moradores denunciam área usada como aterro sanitário

“É um absurdo. Não podemos nem deixar os vidros do carro aberto, porque as moscas invadem. O fedor é insuportável, alheio a tudo isso, existe os contaminantes, pois o lixo não pode ser simplesmente depositado em uma área de terra sem nenhum tipo de cuidado. Estamos vivendo um descaso, os riscos para saúde podem ser graves.”. Declarou uma moradora.

Caravelas: Moradores denunciam área usada como aterro sanitário

Conforme a NBR 8419/1992 da ABNT o aterro sanitário também é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente, minimizando os impactos ambientais. Tal método utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada trabalho, ou intervalos menores, se necessário.

Caravelas: Moradores denunciam área usada como aterro sanitário

A Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira (Lei 12.305/2010) determina que a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos deve obedecer a seguinte ordem de prioridade: Não Geração – Redução – Reutilização – Reciclagem – Tratamento e somente em última hipótese a disposição final ambientalmente adequada somente dos rejeitos.

Caravelas: Moradores denunciam área usada como aterro sanitário

Se faz necessário a capacitação de agentes que trabalhem com resíduos no sentido de compreender as maneiras de se cumprir a legislação contribuindo assim para o desenvolvimento de um mercado com negócios bilionário e grandes oportunidades para consultores e empreendedores além de gerar emprego e renda para catadores e pessoas de baixa renda.

Artigos Relacionados

Marcos Reis assume como novo Delegado titular de Eunápolis

O delegado Marcos Reis assumiu, na segunda-feira (22), como novo titular da...

Eunápolis terá Núcleo de Atendimento à Mulher, confirma delegado

  Durante a cerimônia de troca de comando da Polícia Civil na Costa...

Professor morre durante competição de natação em Porto Seguro

Porto Seguro: O atleta Dielson Pereira Hohenfeld, de 53 anos, morreu durante...