Início Região Câmara decreta luto oficial de três dias pela morte do pai do vereador Rubens do Hospital
Região

Câmara decreta luto oficial de três dias pela morte do pai do vereador Rubens do Hospital

Câmara decreta luto oficial de três dias pela morte do pai do vereador Rubens do Hospital

O Presidente da Câmara Municipal de Itamaraju, Vereador Adriano Pinaffo, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do patriarca da família Neves o pai do vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves o Rubens do hospital do PSDB.

Câmara decreta luto oficial de três dias pela morte do pai do vereador Rubens do Hospital

Faleceu na tarde deste último sábado, 1º de agosto de 2020, Andrade Neves, um dos homens mais importantes da história de Itamaraju, onde nasceu, se criou, constituiu uma enorme família e contribuiu diretamente com todas as fases do município, especialmente no agronegócio. Andrade Alves Neves perdeu a luta para o novo coronavírus (Covid-19). Ele estava internado desde o último dia 30 de junho numa Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas e segundo o seu filho Rubens Cleudes de Jesus Neves, o “Rubens do Hospital” que é vereador em Itamaraju e enfermeiro de formação, o seu pai que era diabético, chegou a ter reações de melhoras no decorrer do internamento, mas nos últimos dias o seu quadro piorou e terminou falecendo.

Câmara decreta luto oficial de três dias pela morte do pai do vereador Rubens do Hospital

Diante das recomendações das autoridades de saúde dos organismos oficiais dos governos estadual e federal, o sepultamento do corpo de Andrade Neves ocorreu ainda neste sábado (1º/08) no Cemitério São Cosme e São Damião, em Itamaraju.

 

A vida e a obra de Andrade

Filho do casal Arquimino Neves e Celina Maria Sampaio, casal importante no processo da fundação de Itamaraju e no desenvolvimento do município, Arquimino, inclusive faleceu aos 100 anos em 2016 -, já Andrade Alves Neves faleceu aos 73 anos de idade, deixando um legado somente de histórias boas. Andrade era filho de uma das famílias mais tradicionais de Itamaraju e se tornou patriarca de uma grande família e iniciou sua história como Areeiro no rio Jucuruçu, extraindo areia do fundo do rio sobre uma canoa nos bairros São Bernardo e Baixa Fria, foi comerciante e teve experiências no ramo em Ubaitaba, no sul da Bahia e em Belo Horizonte. No campo teve uma contribuição extraordinária ao setor agrícola e ao agronegócio, sendo um dos precursores e fundadores dos projetos de criação do Assentamento de reforma agrária Corte Grande e da Associação Sovale no município de Itamaraju, que hoje são povoamentos agrícolas referências para o Brasil no setor agrário.

Câmara decreta luto oficial de três dias pela morte do pai do vereador Rubens do Hospital

Andrade foi casado por 38 anos com uma mulher extraordinária e de grande conhecimento popular em Itamaraju, Josefa Maria de Jesus, a “Dona Zefa” que faleceu ainda muito jovem, em abril de 2006, aos 53 anos de idade. Viúvo e desnorteado com a perda repentina e prematura da sua querida esposa que havia perdido a batalha para uma bactéria rara, desenvolvida da síndrome de Guillain Barré, o pioneiro Andrade Neves recebeu o apoio incondicional dos filhos e netos para que se erguesse emocionalmente e continuasse dirigindo os destinos da família.

Andrade deixou 8 filhos: o radialista e empresário Aroldo Neves; a empresária Sandra Neves; o enfermeiro e vereador de 5º mandato por Itamaraju Rubens do Hospital; a servidora pública Solange Neves; o servidor público Sérgio Neves, o “Bilú”; o servidor público Sando Neves e os gêmeos André Neves que é advogado e Andreia Neves que é professora. Andrade ainda deixou 17 netos. Atualmente Andrade Neves mantinha um comércio no ramo de gêneros alimentícios no bairro da Urbis-III, na zona leste de Itamaraju e a cerca de 4 anos estava casado com a Dona Madalena, que deixou viúva. Foram muitas as homenagens de despedidas ao último Adeus, que vieram de todos os segmentos da população lamentando a morte do amigo Andrade Alves Neves, filho ilustre da cidade de Itamaraju que partiu para a imortalidade aos 73 anos.

 

Por Redação com contribuições de Athilla Borborema do TH

Câmara decreta luto oficial de três dias pela morte do pai do vereador Rubens do Hospital

Artigos Relacionados

Eunápolis terá Núcleo de Atendimento à Mulher, confirma delegado

  Durante a cerimônia de troca de comando da Polícia Civil na Costa...

Professor morre durante competição de natação em Porto Seguro

Porto Seguro: O atleta Dielson Pereira Hohenfeld, de 53 anos, morreu durante...

PM recaptura foragido da Justiça de Minas Gerais em Cumuruxatiba

Prado: Na manhã de quinta-feira (28), por volta das 6h10, a RONDESP/Extremo...

Prado-Confronto no Portelinha termina com apreensão de arma e morte de suspeito

Prado: Na manhã desta quinta-feira (28 de Março), por volta das 05h00,...