Início Notícias Bolsonaro é denunciado ao Tribunal Internacional de Haia
Notícias

Bolsonaro é denunciado ao Tribunal Internacional de Haia

O presidente Jair Bolsonaro foi mais uma vez denunciado ao Tribunal Penal Internacional, de Haia, por crimes contra a humanidade. A denúncia é devido às medidas para enfrentar a pandemia da covid-19 no Brasil. A informação é do UOL.

Bolsonaro é denunciado ao Tribunal Internacional de Haia

De acordo com o portal, a Rede Sindical Brasileira UNISaúde acusa o presidente de “falhas graves e mortais” na condução da resposta à pandemia de covid-19.” Até o momento, o Brasil é o segundo país com mais casos da doença e mais mortes: são 86.449 de vidas perdidas e 1.394.513 de infectados.

Em abril, Bolsonaro foi denunciado ao mesmo tribunal pela Associação Brasileira de Juristas para Democracia (ABJD) pela alegação de que o chefe do Executivo praticou crime contra a humanidade ao incentivar ações que aumentam o risco de proliferação do novo coronavírus. Uma outra denúncia no mesmo sentido foi feita pelo PDT. Esta denúncia começou a ser avaliada pelo tribunal em junho.

E em 2019, o presidente foi denunciado por um grupo de advogados e militantes de direitos humanos por “incitar o genocídio e promover ataques sistemáticos contra os povos indígenas do Brasil”.

O tribunal, que tem sede na Holanda, julga exclusivamente crimes como genocídios, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crimes de agressão.

Bolsonaro é denunciado ao Tribunal Internacional de Haia

Artigos Relacionados