Início Destaque Abstenção sobe, e três em cada dez inscritos faltam à prova do Enem
Destaque

Abstenção sobe, e três em cada dez inscritos faltam à prova do Enem

A abstenção no primeiro dia de provas do Enem 2017 subiu em relação à edição do ano passado e chegou a 30,2%, informou a diretora de gestão do Inep, Eunice Santos, na noite deste domingo (5).Significa dizer que, de cada dez inscritos, três não compareceram ao exame e, portanto, estão eliminados.

Em 2016, a abstenção nos dois dias do exame ficou um pouco abaixo, em 29,19%. A pior ausência de estudantes já registrada na história do Enem foi em 2009, quando a abstenção atingiu 37,7% — quase quatro em cada dez faltaram.

Em todo o País, nove pessoas foram eliminadas após serem flagradas pelo detector de metal (o objeto em questão não foi divulgado) e no total foram 264 por descumprimento do edital.

Avaliação do governo

O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), informou que o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi tranquilo, com apenas com quatro ocorrências.

Em um deles, um candidato saiu com a prova antes do horário programado. Segundo o Mendonça, o estudante já foi identificado e será eliminado.Ele teria se irritado com uma questão e saiu correndo com o caderno de questões em mãos.

Foram registradas duas ocorrências por falta de energia e alguns candidatos não conseguiram terminar a prova em Teresina (PI) e em Uruaçu (GO). Esses alunos terão que refazer a prova em dezembro e, segundo o Inep, não serão prejudicados.

Mendonça Filho informou ainda que a PF identificou um equipamento não-autorizado, que parecia transmissor, “mas era um fone de ouvido, era um equipamento que não poderia ser utilizado durante realização da prova”.

“Está dentro do caso de eliminação. Investigação em curso pela Polícia Federal”, detalhou.

Na edição de 2016, algumas pessoas foram presas em flagrante, o que não ocorreu este ano. “Em 2016 tivemos mais de 3.942 eliminações só no primeiro dia”, disse o Mendonça.

O ministro destacou que a fórmula adotada em dividir as provas em dois domingos se mostrou um sucesso.

“Quero crer que até a finalização será essa a conclusão. Diminui pressão, tem um espaço de tranquilidade para esses jovens. As religiões que guardam o sábado estão ainda mais aliviadas. Colocam em condições de igualdade e respeito à sua crença”, disse.

De acordo com o Inep, o participante isento de pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 que não compareceu às provas e não justificar essa ausência do sistema de inscrição do Enem 2018, por meio de documento legal, perderá o direito a nova isenção.

Artigos Relacionados

Governo entrega frota de 21 novos veículos para a Polícia Técnica da Bahia

O Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) recebeu, na manhã desta...

Plano de contingência  no combate à Dengue da Bahia é referência nacional

O Ministério da Saúde apontou a Bahia como referência devido ao seu...

Presidente Lula demite número 2 da Abin

  A suposta espionagem ilegal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) levou...

R$ 15 milhões investidos – Carnaval terá 132 blocos afros nos circuitos de Salvador e no interior

Ao som de Malê Debalê, Grupo Quixabeira e Comemanche do Pelô, o...