AAPESBA busca solução junto à CEF para o super-endividamento de aposentados no extremo sul.

por Ornes Jr

Na tarde desta terça-feira dia 26 de outubro de 2021 a sede da AAPESBA- Associação De Aposentados E Pensionistas Do Extremo Sul Da Bahia Foi palco de uma reunião com representantes da Caixa Econômica Federal para tratar do super endividamento de aposentados e pensionistas.

O endividamento exagerado com empréstimos consignados e outros tipos de crédito tem sido motivo de preocupação por parte da Diretoria da AAPESBA como nos falou a sua representante Elisabeth Ramos.

O que tem sido notado pela AAPESBA é que muitos aposentados e pensionistas tem acumulados empréstimos consignados e outros tipos de crédito via financeiras que tem reduzido o pagamento de  alguns benefícios em mais de 60%.

A iniciativa da AAPESBA foi tentar mediar junto à CEF alternativas para que estas dívidas possam vir a ser compradas e renegociadas, a fim de devolver liquidez mensal a aposentados e pensionistas. Ou seja, restitui o poder de compra dos idosos, que vem sendo consumido pela dívidas .

Representantes da CEF

A reunião foi avaliada como proveitosa por parte da diretoria da AAPESBA, que recebeu da Caixa Econômica Federal uma sinalização positiva, no sentido de está analisando individualmente os casos de cada um dos associados da AAPESBA em situação de super endividamento, na tentativa de viabilizar uma solução a fim que as dividas possam ser sanadas, sem comprometer mais de 35% da renda dos aposentados.

publicidade

Alguns encaminhamentos práticos foram tirados entre a AAPESBA e CEF. Agora  a expectativa é de que nos próximas semanas os casos comecem a ser analisados e resolvidos por parte da Caixa Econômica que se pré-dispôs a buscar uma solução para os associados da AAPESBA em situação de super endividamento.

 

Deixe seu comentário