Início Notícias Juro deve cair ao menor nível em 30 anos, mas taxas bancárias seguem altas
Notícias

Juro deve cair ao menor nível em 30 anos, mas taxas bancárias seguem altas

Juro deve cair ao menor nível em 30 anos, mas taxas bancárias seguem altas

 O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne na próxima quarta-feira (6) e deve reduzir a taxa básica de juros da economia dos atuais 7,5% para 7% ao ano, segundo aposta dos economistas do mercado financeiro. De acordo com o G1, se confirmado, esse será o menor patamar para a taxa Selic desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986, ou seja, em mais de 30 anos. Até então, a menor taxa de juros básica que se tem notícia, de 7,25% ao ano, havia sido registrada entre outubro de 2012 e abril de 2013.

Ainda conforme a publicação, economistas do mercado financeiro, porém, trabalham com séries históricas mais antigas que a do Banco Central. Segundo estudo de Maurício Molan, do banco Santander, em 7% ao ano, a taxa interbancária “overnight” (muito próxima à taxa básica, Selic) “certamente seria a menor dos últimos 60 anos”.
“O menor juro da história republicana foi, provavelmente, algo próximo a 5%, predominante no início do século passado”, acrescentou.

Para o economista do Bradesco, Igor Velecico, esse patamar para a taxa básica da economia seria o mais baixo desde o início da série histórica da instituição financeira, em 1974. “É essencialmente a taxa mais baixa desde sempre”, declarou.
Apesar de o juro básico ser o mais baixo em décadas, a taxa real (calculada após o abatimento da inflação estimada para os próximos 12 meses), utilizada para comparações internacionais, ainda segue elevada, segundo cálculos do MoneYou e da Infinity Asset Management.

O patamar atual de 7,5% ao ano, por exemplo, representa juros reais pouco abaixo de 3% ao ano. Em 40 economias pesquisadas, entretanto, a taxa média está negativa em 0,2% ao ano.

Artigos Relacionados