Início Região Teixeira receberá lançamento do Plano de Ação Territorial da Bovinocultura de Leite
Região

Teixeira receberá lançamento do Plano de Ação Territorial da Bovinocultura de Leite

Teixeira receberá lançamento do Plano de Ação Territorial da Bovinocultura de Leite

O Banco do Nordeste do Brasil S.A, por meio da Superintendência Estadual da Bahia, e o comitê Gestor Territorial do Extremo Sul da Bahia, estará realizando no dia 29 de outubro ás 08 horas, na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, o Lançamento do Plano de Ação Territorial da Bovinocultura de Leite. Terá como parceiros a Bahiater, Polímata, FAEB, SENAR, ADAB, SEBRAE, UFSB, Sindicato dos produtores Rurais e Prefeitura de Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Ibirapuã e Mucuri.

Nesse início de trabalho o programa será lançado também com a parceria de estudantes, produtores de leite, pesquisadores, representantes das Instituições de Ensino e a imprensa.

Teixeira receberá lançamento do Plano de  Ação Territorial da Bovinocultura de Leite

A palestra será ministrada pelo coordenador do Programa Balde Cheio em Minas Gerais e Bahia, Walter Miguel Ribeiro, que é também um renomado pesquisador e consultor, onde abordará o tema “Sistemas Intensivos de Produção de Leite”.

O Secretário da Agricultura de Teixeira de Freitas, Dorivaldo de Almeida Neves (Dori Neves), falou sobre o PAT da Bovinocultura que será lançado na cidade.

Teixeira receberá lançamento do Plano de Ação Territorial da Bovinocultura de Leite

“Nos mesmos moldes que foram criados há cerca de três anos atrás o PAT da Mandiocultura, que tem alcançado muito sucesso no território nacional com melhoramento genético, no manejo e produtividade em cada setor, o PAT tem conseguido êxito. Em grupo reduzido mas muito eficiente, estamos criando o PAT da Bovinocultura do Leite.”

Dori explica sobre o PAT da Bovinocultura do Leite. “O PAT conta com um grupo de parceiros como o Banco do Nordeste, algumas Secretarias de Agricultura como Itanhém, Medeiros Neto, Ibirapuã e Teixeira de Freitas, IF Baiano, e outros parceiros, estando ainda aberta a pasta para mais parcerias. O grupo tem como proposta levantar os dados da pecuária de leite e fomentar o melhoramento genético da região, auxiliando nas boas práticas e manejo, definindo também boas práticas de demonstração, fazendo o relacionamento entre o produtor de leite e o consumidor.”

Teixeira receberá lançamento do Plano de Ação Territorial da Bovinocultura de Leite

Muitas ações serão debatidas na reunião, inclusive será apresentado o cronograma do projeto para os próximos anos. Cada um dos agentes envolvidos no projeto terá sua função bem definida, criando assim uma ação de políticas públicas.

A pecuária de um modo geral no Brasil, tanto a de corte quanto a de leite, oscila. Dori afirma que é possível encontrar em uma mesma região propriedades que trabalham desde os mais baixos índices do mundo, até os mais altos. “Encontramos lugares que ainda trabalham com o extrativismo, com vacas extremamente desnutridas, sem genética leiteira. Temos também em outras propriedades as melhores vacas do mundo, porém em um lugar errado, sendo feita o manejo e nutrição de forma inadequada. Então a ideia desse grupo é desenvolver programas de orientação para esses criadores, implantando modelos a serem seguidos.”

A ideia do projeto é melhorar a eficiência da pecuária de leite, visto que essa é uma das atividades que mais geram empregos e renda no país. Será desenvolvido ao longo dos encontros muitos seminários, dia de campo, treinamentos de produtores e técnicos. O programa promete muitos benefícios para nosso território.

Dori ainda afirma que existe um elo muito forte entre a Mandiocultura e a Bovinocultura de leite. “Essa ligação se dá por conta das rações que estão sendo desenvolvidas pelo PAT e parceiros. Hoje já temos as rações preparadas com derivados da mandioca, como a parte aérea a casca da mandioca, a raiz e também a manipoeira que pode ser utilizada com várias finalidades. Já existem várias formulações, só precisamos das certificações e ajustar o preparo para ser inserido no mercado.”

O secretário da Agricultura reforça o convite e agradece. “Contamos com a presença de todos interessados no assunto. Estamos começando com o pé direito, abrindo com a palestra do Walter. 

Os créditos desse trabalho devem ser dados aos gerentes do Banco do Nordeste, Lúcio e Araildes que são coordenadores do projeto e são nossos parceiros.”.

Por Redação folharural.com.br

Artigos Relacionados

Marcos Reis assume como novo Delegado titular de Eunápolis

O delegado Marcos Reis assumiu, na segunda-feira (22), como novo titular da...

Eunápolis terá Núcleo de Atendimento à Mulher, confirma delegado

  Durante a cerimônia de troca de comando da Polícia Civil na Costa...

Professor morre durante competição de natação em Porto Seguro

Porto Seguro: O atleta Dielson Pereira Hohenfeld, de 53 anos, morreu durante...