Setembro Amarelo mobiliza caminhada pelo centro deItamaraju

Ascom 

A prefeitura Municipal de Itamaraju através da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS realizou na manhã de terça-feira (24) uma caminhada alusiva ao Setembro Amarelo pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A concentração aconteceu no bairro Santo Antônio, reunindo diversas instituições do município, a caminhada mobilizou alunos das escolas municipais, agentes de saúde, acadêmicos da Facisa, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), funcionários da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa e população em geral.

Com a temática “falar é a melhor solução” as ruas do município ficaram repletas de pessoas que abraçaram a campanha e soltaram a voz na avenida, no comércio diversas lojas aderiram, simbolizando as fachadas e personalizando uniformes de funcionários alusivamente.

De acordo com o Secretário de Saúde Elan de Lozinho, a cor amarela serve para chamar atenção e representar a continuidade do esforço conjunto para evitar que as pessoas cometam suicídio, fazendo uma reflexão foram apresentados os números oficiais de brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

A Prefeitura de Itamaraju aproveitou a data e realizou diversas atividades voltadas ao tema com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de identificar os sinais que um suicida emite evitando a ocorrência de um mal maior.

Segundo informações da Psicóloga Maria Andrade, coordenadora do Caps, é realizado atendimentos a população e trabalho com diversas temáticas de prevenção ao suicídio “o dia de hoje é importante para trazermos uma reflexão para a sociedade. Saímos do espaço de serviço em saúde e viemos para o ambiente público para dizermos à sociedade sobre a importância do olhar para quem está no sofrimento psíquico” encerrou.

 

Mais Imagens:

Deixe seu comentário