Início Esporte Seleção feminina de futebol garante 1ª vaga olímpica do Brasil para Tóquio 2020
Esporte

Seleção feminina de futebol garante 1ª vaga olímpica do Brasil para Tóquio 2020

 Seleção feminina de futebol garante 1ª vaga olímpica do Brasil para Tóquio 2020

Apesar de ser considerada uma potência na modalidade, a seleção brasileira nunca conquistou uma medalha de ouro olímpica. Desde que o futebol feminino entrou no programa olímpico, em Atlanta 1996, as brasileiras foram quarto lugar três vezes (1996, 2000 e 2016) e levaram duas pratas (2004 e 2009).

Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, a seleção brasileira terminou na quarta posição, após começar muito bem a competição, inclusive gerando comparações com a seleção masculina, que havia começado mal o mesmo torneio, mas terminou campeã. Na decisão do bronze, o time feminino perdeu por 2 a 0 para a Noruega.

Maiores conquistas da seleção feminina

Até o momento, o Brasil tem três medalhas de ouro conquistadas nos Jogos Pan-Americanos de 2003, 2007 e 2015; e um vice-campeonato na Copa do Mundo de 2007, quando foram derrotadas na final pela Alemanha por 2 a 0. Em 2011, na segunda melhor campanha nesse torneio, as brasileiras pararam nas quartas de final.

Nos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro, o Brasil conquistou o bicampeonato da competição com uma campanha perfeita: venceu todos os seus jogos. Além disso, teve o melhor ataque do campeonato, com 33 gols; a defesa menos vazada, com nenhum gol sofrido, e ainda teve a artilheira e melhor jogadora do campeonato, Marta, com 12 gols.

Base da seleção joga no exterior

Seleção feminina de futebol garante 1ª vaga olímpica do Brasil para Tóquio 2020

A esperança agora é em um time que tem alguns medalhões, como Marta, Formiga e Cristiane – essas duas últimas chegaram a anunciar a aposentadoria com a Amarelinha, mas voltarám atrás (ainda que Formiga não garanta sua continuidade) – e atletas mais jovens. Mas o que mais chama a atenção é o número de esportistas que jogam em equipes fora do Brasil. Das 22 selecionadas para a Copa América, 17 atuam no exterior.

GloboEsporte.com

Seleção feminina de futebol garante 1ª vaga olímpica do Brasil para Tóquio 2020

Artigos Relacionados

Lanterna do Baianão, Atlético anuncia troca de treinador

  Bicampeão baiano em 2021 e 2022, o Atlético de Alagoinhas não...

Ornes José comenta empate 1×1 entre Itamaraju e Ipiau

Confira os detalhes da partida no comentario de Ornes José – play...

Seleção de Itamaraju arranca empate contra Ipiaú pelas quartas de final

Seleção de Itamaraju arranca empate contra Ipiaú 23 de outubro de 2023,...

Ornes José- Veja as estatisticas entre Itamaraju e Ipiau no inter-municipal

E no proximo domingo Itamaraju fará seu primeiro jogo pelas quartas de...