Rui irá ampliar projeto que promove professores para quatros universidades

O secretário de Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues confirmou ao Bnews que o governo estadual vai alterar o projeto de lei que redistribui 68 vagas do quadro do magistério das universidades estaduais. A princípio o projeto só valeria para a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que não havia aderido à greve, porém, agora a abrangência será para as quatro.

[Rui recua e projeto que promove professores será ampliado à quatros universidades ]

“O líder do governo Rosemberg Pinto se reuniu ontem pela manhã sentou com as quatro ADES e fizeram as assembleias, mas foi feito uma combinação de que nós ampliaríamos aquela proposta que a gente fez com a UESC, nós queremos fazer para as quatro, a ideia é essa, através do projeto de lei”, disse, logo após receber a Comenda 2 de Julho, na Assembleia Legislativa da Bahia.

Ainda conforme o secretário o diálogo com os grevistas é permanente, porém, “dificulta devido ao estado de greve”.  “O desejo nosso é que o movimento deflagre o fim da greve para a gente poder continuar o processo de negociação mais forte. O governador é sindicalista, sabe a importância de dialogar. Este ano o governador já sentou três vezes com os reitores, então nós estamos dialogando. Entendo a lógica do movimento, sou professor de universidade, não estou traindo, e a condição nossa é sempre de dialogar. Todo mundo que me conhece sabe que sou de diálogo”, completou.

Para Jerônimo, a greve pode terminar essa semana. “Vamos aguardar os movimentos e espero que essa semana ainda a gente possa terminar a greve. Foi afetado o processo de diálogo. Nós estamos tentando reestabelecer o processo de diálogo. Em estado de greve fica difícil dialogar”.
Segundo o governo estadual, apenas com a UESC, as promoções vão gerar um impacto para os cofres públicos de R$ 2,7 milhões este ano e R$ 3,6 milhões em 2020. Dentre as 151 promoções, um total de 68 professores poderá ser promovido para o cargo de professor adjunto, outros 63 podem promovidos para o cargo de professor titular e 20 para ocupar o cargo de professor pleno.

Deixe seu comentário