Início Região Prado: Após sofrer agressão, jovem usa a rede social para denunciar o ex-namorado
Região

Prado: Após sofrer agressão, jovem usa a rede social para denunciar o ex-namorado

Um caso de violência chocou a cidade de Prado. A agressão que teria sido cometida por um ex-namorado da vítima, chegou ao conhecimento da população através das redes sociais.

Prado: Após sofrer agressão, jovem usa a rede social para denunciar o ex-namorado

Bastante machucada, com marcas de hematomas nos olhos e no rosto, e com o emonicional abalado, a jovem Bárbara Mendonça, de 28 anos, usou a internet para denunciar o caso nesta sexta-feira, 16 de fevereiro. Com imagem das marcas da violência, a vítima contou parte do crime ocorrido no interior de sua própria casa, no centro da cidade e desabafou:

“Hoje a adrenalina diminuiu… Os últimos dias foram tão exaustivos, indo para delegacia, upa, IML … Tentando resolver toda a papelada burocrática … Não tem sido fácil lidar com meu reflexo no espelho e ver tantos hematomas, ver os olhos tristes das minhas filhas e dos meus pais ao olharem para mim … Eu não sou perfeita, mas digo com plena convicção que não fiz nada para merecer isso e mesmo que tivesse feito, nada justifica tamanha violência e covardia. Depois de toda a adrenalina, hoje sinto dores absurdas, já fui 2 vezes a upa e agora estou internada no hospital tomando medicamentos para diminuir a dor, pois ele me estrangulava enquanto batia minha cabeça contra o chão, ele falou que ia me matar ( Deus me deu um livramento ), é horrível lembrar desses momentos, de lembrar que dediquei meus dias, carinho e respeito a um monstro… Eu sei que sou forte, sei que vou superar isso, e agradeço com todo meu coração o apoio de todas as pessoas que estão me mandando mensagens, isso tem me feito mais forte…. Vamos botar um fim nessa covardia”, escreveu a jovem no seu perfil do Facebook.

Prado: Após sofrer agressão, jovem usa a rede social para denunciar o ex-namorado

Ainda nesta sexta-feira, o site Prado Notícia entrou em contato com a vítima. Por telefone a jovem confirmou a agressão, mas não pode dar mais detalhes pois tinha acabado de ser medicada e se encontrava internada no Hospital. De acordo com informações uma ocorrência foi registrada na delegacia local e a Polícia Civil investiga o caso.

Para a jovem, se expor na Internet foi uma saída para se fazer justiça. Esse tipo de violência acontece todos os dias. O que aconteceu com a jovem, acontece com outras milhares. As mulheres morrem por isso e elas precisam denunciar.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Prado – COMDIMP, através da presidente Priscila repudiou o ato de violência doméstica contra a professora Bárbara Mendonça, ato este que não deverá ficar impune. De acordo com a presidente o Conselho estará solicitando aos órgãos competentes que providências e justiça sejam feitas, contra este e todos os outros casos de violência contra as Mulheres em Prado.

Como denunciar a violência contra a mulher

Por meio do Disque 180, a mulher receberá apoio e orientações sobre os próximos passos para resolver o problema. A denúncia é distribuida para uma entidade local, como a Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) ou Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM), conforme o estado.

Prado: Após sofrer agressão, jovem usa a rede social para denunciar o ex-namorado

O orgão encaminhará para os outros equipamentos de atendimento e acolhimento e dará o suporte desde a parte do acesso à Justiça, quanto acolhimento e abrigo sigiloso se houver necessidade, conforme determinado na Lei Maria da Penha. A rede protetiva dos direitos da mulher é composta por um sistema integrado formado por organizações sociais e orgãos públicos como a Defensoria Pública e Ministério Público.

Quando não houver uma delegacia especializada para esse atendimento na região do fato ocorrido, a vítima pode procurar uma delegacia comum, onde deverá ter prioridade no atendimento. Se estiver no momento de flagrante da ameaça ou agressão, a vítima também  pode ligar para 190 ou dirigir-se a uma Unidade  Básica de Saúde (UBS), onde há orientação para encaminhar a vítima para entidades competentes.

Prazo para fazer a denúncia

No caso dos crimes de injúria e difamação como xingamentos e postagem de fotos íntimas em redes sociais com o objetivo de difamar ou constranger a vítima, como a pornografia de revanche, a vítima precisa buscar um advogado para entrar com queixa crime com uma ação penal em um prazo de até 6 meses após o acontecimento.

Nas ameaças e estupro de mulheres acima de 18 anos em que não haja situação de vulnerabilidade, a denúncia também deve ser feita no prazo de até 6 meses da realização dos fatos. Durante esse período a vítima tem que manifestar o interesse em processar o autor da violência.

Na lesão corporal de natureza leve é movida uma ação penal pública incondicionada que pode ser realizada no prazo de até 4 anos para que o Estado seja obrigado a apurar os fatos, “desde que tenha convicção e prova da materialidade dos fatos.

As provas de materialidade nesse caso são os indícios de autoria do crime. Pode ser algo que leve a crer que a pessoa indicada é realmente o agressor, pessoa envolvida nas relações de afeto: laudo, exame de corpo de delito e prontuários médicos que indiquem que a pessoa sofreu algum tipo de violência física que tenha deixado vestígios.

Existem também situações de agressão física que não deixam vestígios como puxões de cabelo e tapas no rosto. Nesses casos, a principal prova é o depoimento da vítima, já que na maioria das vezes não ocorrem na frente de outras pessoas, ou seja, não há testemunhas.

Artigos Relacionados

Marcos Reis assume como novo Delegado titular de Eunápolis

O delegado Marcos Reis assumiu, na segunda-feira (22), como novo titular da...

Eunápolis terá Núcleo de Atendimento à Mulher, confirma delegado

  Durante a cerimônia de troca de comando da Polícia Civil na Costa...

Professor morre durante competição de natação em Porto Seguro

Porto Seguro: O atleta Dielson Pereira Hohenfeld, de 53 anos, morreu durante...