Ponte sobre o rio Jequitinhonha pode cair, no município de Itapebi

Apesar de parecer exagero e ainda não possuir estudos de engenharia que apontem a possibilidade, nos últimos dias vários internautas estão compartilhando fotos sobre a estrutura exposta e supostamente comprometida da ponte sobre o rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi

“As bases de sustentação da ponte estão expostas. Um perigo incalculável para os veículos que trafegam na ponte. Outra questão alarmante é que essas bases que sustentam a estrutura estão tombando”, escrevem os autores das postagens.

Fotos mostram base da ponte exposta e com vigas tortas

Além da estiagem, segundo os denunciantes, uma barragem construída na parte de cima do rio, estaria ficando tempo demais com suas comportas fechadas, impedindo o fluxo de água no Jequitinhonha. Espécies de peixes estariam desaparecendo.

Várias reclamações já foram encaminhadas para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mas o órgão não informou possíveis providências até o momento. A ponte foi construída há mais de 40 anos, desde à época da inauguração da rodovia BR-101 e especialistas dizem que o vão com mais de 300 metros não oferece segurança alguma. Sempre que um veículo pesado passa, o vão balança.

O maior problema estaria no vão central da ponte por onde passam milhares de carretas, com cargas de milhares de toneladas, que estaria apresentando fissuras.

Por TN

Deixe seu comentário