Início Região Nova Viçosa sediará de 17 a 21 de julho o Festival das Baleias 2019
Região

Nova Viçosa sediará de 17 a 21 de julho o Festival das Baleias 2019

A cidade de Nova Viçosa será a sede este ano do Festival das Baleias 2019 que tradicionalmente ocorria todos os anos na cidade de Prado. E, pela primeira vez Nova Viçosa vai sediar o evento no período de 17 a 21 de julho numa realização do Instituto Redemar, sob o patrocínio da Bahiatursa com apoio institucional da Prefeitura Municipal e este ano recebe também o apoio da empresa Suzano. O objetivo do evento é ampliar a visibilidade do turismo ambiental, sobretudo, durante a temporada da visitação das baleias jubarte (que ocorre entre os meses de junho e novembro). O festival ainda inclui o turismo de aventura e o turismo pedagógico, dentre outros temas discutidos.

Nova Viçosa sediará de 17 a 21 de julho o Festival das Baleias 2019

Além das festividades para atrair turistas de todos os cantos do Brasil, o Festival das Baleias 2019 é uma oportunidade de incentivo a preservação ambiental, porque durante os dias do evento, haverá uma extensa programação cultural com palestras, ação ambiental de limpeza das praias, festival gastronômico, gincana educacional, arena multiuso e muitas outras atividades ambientais e culturais, além da Festa Literária Turma da Juba, em tributo as baleias Jubarte. Nova Viçosa tem se destacado, há anos, como um dos destinos turísticos mais importantes na orla do litoral baiano, dada a estrutura da rede gastronômica, a variedade de opções de praias, além de uma das maiores estruturas de leitos na rede hoteleira da região, atrás apenas de Prado e Porto Seguro.

Publicidade

Nova Viçosa sediará de 17 a 21 de julho o Festival das Baleias 2019

Para a secretária Municipal de Turismo, Lucenilde Maria da Silva Araújo Fernandes, a “Dona Lú Araújo”, a vida está conectada com a sustentabilidade ambiental e a conquista do Festival das Baleias 2019 para à cidade de Nova Viçosa é uma conquista extraordinária para o potencial turístico do município, porque será um evento com inúmeras atividades culturais, stands de instituições ambientais públicas e debates científicos em torno da preservação marinha no extremo sul da Bahia. Além de exposições, palestras interessantes com personagens renomados como a bióloga marinha Vânia Jordão e o escritor Paulo Santório, uma série de atividades culturais que inclui feira de artesanato, apresentações de artistas locais e shows de bandas e cantores reconhecidos.

Publicidade

Nova Viçosa sediará de 17 a 21 de julho o Festival das Baleias 2019

De acordo com o prefeito Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM), o evento põe Nova Viçosa novamente no centro das atenções como mais um local preferencial para o turismo da população mundial. Segundo ele, o Festival das Baleias 2019 em Nova Viçosa vai propiciar o público se familiarizar com toda a diversidade do ecossistema do arquipélago de Abrolhos, composto por cinco ilhas, além da observação das baleias em seu ambiente natural. “Quem visita Abrolhos, conhece uma grande variedade da vida marinha, pode fazer o mergulho de apneia e o mergulho com cilindro, tudo por meio de passeios divertidos de barco para observação das baleias jubarte. E além disso, Nova Viçosa guarda um tesouro em sua costa que é o arquipélago da Ilha de Coroa Vermelha, principal cartão postal do município, que durante o festival será uma das grandes atrações do público”, enfatizou o prefeito Manoelzinho.

Publicidade

Nova Viçosa sediará de 17 a 21 de julho o Festival das Baleias 2019

A ilha paradisíaca de Coroa Vermelha fica no Oceano Atlântico, a 17,5 Km da baía da cidade de Nova Viçosa. A Ilha de Coroa Vermelha é do tipo arenosa e é parte de um grande recife submarino. Está na rota de aves migratórias. É uma excelente área para a prática de mergulho. A Ilha abriga um farol, instalado pelo governo brasileiro no ano de 1937, com altitude de 16 metros e torre octogonal de concreto encarnada. Com a maré baixa, formam-se piscinas naturais, em volta, e pode-se melhor apreciar a rica fauna marinha. Mas a navegação torna-se perigosa nesse período. Os recifes de corais de Coroa Vermelha abrangem uma área muitas vezes maior que a da ilha terrestre, local que representa o importante ecossistema da região.

(Por Athylla Borborema)

Nova Viçosa sediará de 17 a 21 de julho o Festival das Baleias 2019

Artigos Relacionados

Usina no Extremo Sul baiano divulga oportunidades de emprego para mecânico de manutenção

  A Usina Bahia Etanol, em parceria com a Prefeitura de Ibirapuã...

Mucuri-Prefeitura abre concurso público com 172 vagas de empregos e salário de até 8 mil

As vagas públicas de empregos estão distribuídas em dois processos seletivos e...

Alcobaça: Adolescente é assassinado a tiros e corpo arrastado para matagal

  Alcobaça: O corpo de um adolescente de 16 anos foi encontrado na...

Trabalhador rural morre eletrocutado em Itamaraju

Itamaraju: Um homem de 40 anos morreu após receber uma descarga elétrica...