Marcelo Angênica inaugura obras e anuncia 25 milhões para novas obras em Itamaraju

 

por Redação TN


Durante a programação de aniversário dos 60 anos de emancipação político-administrativa do município de Itamaraju, nesta terça-feira (05/10), o prefeito Marcelo Angênica (PSDB), na companhia da primeira dama e secretária Municipal de Assistência Social Fabiana Angênica, do vice-prefeito Dalvadisio Lima (PDT), do presidente da Câmara Municipal, vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, o “Rubens do Hospital” (PSDB), os demais vereadores e secretários municipais, servidores públicos e populares, entregou 9 novas obras públicas a população.

O prefeito Marcelo Angênica iniciou inaugurando a Creche Pró-Infância do bairro Novo Prado. O prédio foi reconstruído e adaptado ao modelo padrão pró-infância com 6 salas de aula, salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros, mobília nova, lavatório, área de serviço e área de recreação. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

A diretora da Creche do bairro Novo Prado, a pedagoga Adélia Medeiros, explica que o CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil do Novo Prado foi criado no ano de 2017 no 1º ano da primeira administração do prefeito Marcelo Angênica, mas a unidade funcionava em um prédio improvisado e agora ganhou uma estrutura apropriada, construída especialmente para abrigar a Creche do bairro Novo Prado com capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos.

O vereador Francisco Carlos Barbosa Silva, o “Chico do Hotel”, autor da proposição legislativa que sugeriu a implantação da Creche do  bairro Novo Prado, disse que a bela obra entregue pelo prefeito Marcelo Angênica representa dignidade e bem-estar para as crianças e seus familiares. A professora Suênia Bastos Oss, coordenadora Municipal de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Itamaraju, disse que todas as duas creches inauguradas tem esse modelo, um conceito moderno de berçário, com uma filosofia pedagógica para ensinar a criança na primeira infância e, que a expansão da oferta de vagas voltadas à Educação Infantil tem se consolidado no governo Marcelo Angênica.

Na Rua 5 de Outubro o prefeito Marcelo Angênica inaugurou a revitalização da Creche Pró-Infância Castro Alves, uma unidade de ensino que atende do berçário ao maternal com os espaços totalmente mobiliados. A infraestrutura do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Castro Alves é composta de berçário, seis salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, brinquedoteca (sala multiuso) e área de lazer.

A diretora da Creche Castro Alves, a letrista Marinalva de Oliveira Nogueira, celebrou o momento da entrega da nova unidade. “É um momento muito especial para todos nós educadores, crianças e pais de alunos, agradeço o esforço e empenho do prefeito Marcelo Angênica e ao secretário de educação José Ferreira Filho pelo esforço e de nos presentear com um equipamento de ensino tão lindo como esse, com uma proposta pedagógica inovadora”, destacou a diretora Marinalva Nogueira.

O secretário Municipal de Educação de Itamaraju, José Ferreira Filho, o “Professor Ferrerinha” disse que a inauguração das duas novas creches é motivo de comemoração, pois significa mais tranquilidade às famílias e mais educação de qualidade aos pequenos itamarajuenses. “As unidades contam com todos os ambientes de acordo com as normas de infraestrutura, arquitetura, segurança e vigilância sanitária. Essas unidades estão todas adequadas, é um projeto vencedor para a cidade de Itamaraju, que tem a primeira infância como prioridade. Na educação, entendemos que a primeira infância é muito especial”, ressaltou o secretário Ferreirinha.

O presidente da Câmara Municipal de Itamaraju, vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, o “Rubens do Hospital”, disse que a inauguração das duas creches e das 7 novas ruas pavimentadas representam novos tempos e nova história para o município. “As creches foram presentes de aniversário de 60 anos para nossa cidade, que, além disso, vamos diminuir a fila de espera por vagas na primeira infância. A primeira infância é fundamental para o desenvolvimento, pois as crianças recebem e absorvem todo tipo de estímulo. Isso é fundamental na formação do caráter. O jovem mais estimulado e resiliente para enfrentar as dificuldades da vida será um adulto mais disciplinado e seguro”, enfatizou o presidente Rubens do Hospital.

Ao discursar na inauguração das creches, o prefeito Marcelo Angênica disse que no seu governo foram criadas novas vagas, aumentou a capacidade de atendimento, construiu e revitalizou unidades com arquitetura moderna e vem garantindo equipamentos de qualidade para atender cada aluno matriculado. “Educação infantil é uma fase muito importante para a criança e entregar mais duas unidades pró-infância é uma honra para nós. Com as novas unidades entregues hoje, vamos expandir o número de alunos atendidos e garantir ainda mais qualidade ao ensino das nossas crianças. Sabemos o quanto é importante para as crianças a convivência, o desenvolvimento cognitivo que um equipamento desse proporciona, e estou muito feliz de inaugurar mais essas creches”, pontuou Marcelo Angênica.

Ainda na tarde do dia 5 de outubro, o prefeito Marcelo Angênica inaugurou a pavimentação de 7 ruas de uma área nobre da zona central da cidade adjacente da Lagoa do Jacaré, as quais foram: Borba Gato, Mem de Sá, Marechal Cândido Rondon, Rio Grande do Sul, Manoel Elias Ribeiro, Terra Nova e Faustino Pereira de Melo. As obras de pavimentação contemplou as referidas ruas onde seus moradores esperaram a obra por mais de 4 décadas, uma edificação de mobilidade urbana que modificou diretamente a acessibilidade dos moradores, a qualidade de vida e também promoveu a melhoria do tráfego de veículos na localidade.

O secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Itamaraju, Antônio Charbel Vieira, o “Toninho”, disse que as 7 ruas inauguradas receberam obras de reparos na rede de esgoto e ampliação no manilhamento do escoamento da água da chuva e para a obra foi pensada uma solução inteligente com a colocação de bloquetes intertravado que representa mais durabilidade, rapidez e versatilidade na manutenção, além de contribuir com o aspecto climático por irradiar menos calor do que o sistema tradicional com asfalto ou  paralelepípedos. O secretário Toninho explica que o pavimento intertravado é um tipo de piso feito com blocos de concreto pré-fabricados, assentados sobre uma camada de areia e travados entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças. O piso é permeável e oferece excelentes ganhos ambientais.

A bancária Iraildes Andrade festejou a inauguração da obra na sua porta e disse que os moradores esperaram pela pavimentação por 47 anos, desde a fundação da zona urbana e somente o prefeito Marcelo Angênia foi capaz de realizar as benfeitorias na área. A médica oftalmologista Marinês Meirelles Saback disse que a pavimentação realizada trata-se de uma obra de boa qualidade, que os moradores nunca perderam as esperanças e que a pavimentação interfere diretamente na qualidade de vida dos seus habitantes e agradeceu o prefeito pela tão esperada obra.

“Nós acreditávamos que teríamos um prefeito que olhasse com atenção para essa área da cidade, de fato ganhamos de presente o Doutor Marcelo Angênica que nos presenteou com esta belíssima obra de pavimentação. Aqui não era rua, era uma barroca, e a gente vivia colocando brita e cascalho dentro dos buracos para conseguir passar. Agora, sim, viraram ruas de verdade. Estamos a partir de hoje dando adeus a buraqueira, a poeira e a lama”, disse um outro morador, o médico Sérgio Assis.

O vereador Mazuk Ribeiro (PDT) autor da proposição legislativa que sugeriu ao chefe do Poder Executivo que idealizasse as obras da localidade, comemorou a inauguração das vias públicas dizendo que acabou o sofrimento dos moradores da região que por 47 anos esperaram pela chegada da pavimentação em vossas portas. “Mas valeu a pena esperar, porque o pavimento chegou e trata-se de uma obra bem feita, segura, bela e ganhou calçadas adaptadas com a sua devida acessibilidade. O Pavimento intertravado de concreto é uma solução moderna e apresenta a maior das permeabilidades, permitindo o escoamento da água da chuva e evitando a formação de poças”, enfatizou o parlamentar. Durante a inauguração os próprios moradores ofereceram um coquetel ao prefeito Marcelo Angênica e aos seus convidados.

“Essa receptividade dos moradores me deixa ainda mais motivado a trabalhar por essa cidade. Agradeço muito o carinho de todos, sei que o pavimento é um sonho de muitos moradores e esse também é meu desejo enquanto gestor. Vamos continuar com frentes de serviço em todos os setores da Prefeitura Municipal, contribuindo assim, para uma nova realidade do município de Itamaraju. A pavimentação possibilita qualidade de vida e desenvolvimento aos espaços urbanos e, por isso, estamos proporcionando melhorias na qualidade de vida dos usuários e ampliando de forma participativa a interação da comunidade. Contudo, sabemos que o pavimento traz muitos benefícios, começando pela diminuição de doenças provocadas por poeiras e pela água parada que se forma nas vias de chão batido, sem contar na valorização dos imóveis urbanos”, destacou o prefeito Marcelo Angênica.

A noite na sessão solene da Câmara Municipal para outorgar 16 personalidades da cidade com o título de “Cidadão Honorário de Itamaraju”, o prefeito Marcelo Angênica assinou ordem de serviço no valor de R$ 25 milhões, recursos do próprio município para obras de infraestrutura, como a construção de três campos de futebol society, três quadras poliesportivas, revitalização do Hospital Municipal, construção de duas unidades de saúde no bairro São Domingos e no povoado de Pirajá, aquisição de uma máquina patrol e dois caminhões caçambas, construção das ciclovias paralelas a BA-489 numa extensão de 4 quilômetros no bairro da Liberdade, na zona leste da cidade e cerca de 10 milhões investidos exclusivamente na pavimentação de ruas.

“A nossa administração tem como prioridade o bem estar social e com isso garantir a população em geral o apoio institucional, quanto ao direito de ir e vir. É desta forma que temos trabalhado com afinco para que novos projetos e programas sejam implantados em nosso município. Estamos anunciando R$ 25 milhões em obras, dinheiro que estamos economizando dos próprios recursos do município para que no próximo aniversário de Itamaraju possamos estar entregando estas obras à população. Mais ainda teremos outras novidades que vão chegar por intermédio das emendas parlamentares dos nossos deputados, federal Adolfo Viana (PSDB) e  estadual Thiago Correia (PSDB). Vamos transformar Itamaraju numa cidade inteligente, com inovação e soluções que podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade e para atrairmos empresas para discutir os conceitos da cidade e gerar efetivamente emprego e renda para a nossa gente”, concluiu o prefeito Marcelo Angênica.

Deixe seu comentário