Início Destaque Lagoa do Jacaré em fase de recuperação para celebrar o Dia da Água
Destaque

Lagoa do Jacaré em fase de recuperação para celebrar o Dia da Água

Lagoa do Jacaré em fase de recuperação para celebrar o Dia da ÁguaLagoa do Jacaré em fase de recuperação para celebrar o Dia da Água. Foto: Grupo GADS

Através de mutirão com a participação de militantes de entidades ambientalistas e de voluntários de diversas atividades, o GADS (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social) deu início neste fim de semana a limpeza da Lagoa do Jacaré, em Itamaraju. A iniciativa tem o intuito de recuperar e preservar o manancial.

Lagoa do Jacaré em fase de recuperação para celebrar o Dia da ÁguaA iniciativa tem o intuito de recuperar e preservar o manancial. Foto: Grupo GADS

O trabalho inicial ocorreu sábado (17) e domingo (18), com as equipes se reservando em várias atividades. Além da roçagem da margem e das vias de acesso à lagoa, iniciou-se a retirada da vegetação aquática como baronesas e taboas e os dejetos que contribuem para poluir a nascente. A vegetação foi retirada com o auxílio de uma jangada e de uma retroescavadeira.

Lagoa do Jacaré em fase de recuperação para celebrar o Dia da Água

Nos primeiros dias de trabalho, de acordo com o GADS, foram desobstruídos aproximadamente seis metros de largura por 95 de comprimento da área da lagoa, permitindo maior absorção de oxigênio pelo manancial.

Lagoa do Jacaré em fase de recuperação para celebrar o Dia da ÁguaOs ambientalistas pretendem ampliar a instalação de placas de conscientização na área, a fim de alertar as pessoas sobre a preservação da Lagoa do Jacaré. Foto: Grupo GADS

A retirada do lixo dos acessos à lagoa ficou à cargo da equipe feminina composta por integrantes do GADS e simpatizantes da ONG. Além de lixo doméstico, foram retirados acessórios de informática, pneus de veículos automotivos e até um vaso sanitário. “Nossa! Até uma privada está sendo depositada aqui”, alarmou Cláudia Pedra, que faz parte do grupo responsável pela limpeza.

Lagoa do Jacaré em fase de recuperação para celebrar o Dia da Água

Os ambientalistas pretendem ampliar a instalação de placas de conscientização na área, a fim de alertar as pessoas sobre a preservação da Lagoa do Jacaré. Faz parte ainda do projeto a confecção de um painel ambiental nas imediações da lagoa, como forma de reforçar a campanha em defesa da recuperação e preservação do manancial.

Lagoa do Jacaré em fase de recuperação para celebrar o Dia da Água“Vamos reunir a população e dar um abraço simbólico na lagoa, que está implorando pela atenção da sociedade” Foto: Grupo GADS

Informou Gel Nascimento, diretora do GADS, que a limpeza da lagoa visa preparar o ambiente para o evento programado para 18 de março, abrindo a semana em comemoração ao Dia da Árvore, em 22 do referido mês. “Vamos reunir a população e dar um abraço simbólico na lagoa, que está implorando pela atenção da sociedade”, mencionou a ambientalista.

Por Domingos Oliveira

Artigos Relacionados

Festejos em Campo Alegre com Netinho do Forró acontece neste sabado 20/04

  Por Ornes Jr O 3º final de semana do mês de...

CAEMA desmantela cultivo de maconha no estremo sul baiano

  Teixeira de Freitas: uma operação conduzida pela CIPE/Mata Atlântica (CAEMA) resultou...

Jogos Indígenas Pataxó começam nesta quinta, 18/04na Praia de Coroa Vermelha

No local histórico onde foi celebrada a primeira Missa após a invasão...

Em Nota do Governo da Bahia, Jornal Nacional é acusado de informação falsa sobre VLT

Em nota divulgada na noite deste sábado (30), o Governo da Bahia...