Itamaraju: Secretário confronta vereador e apresenta melhorias na saúde.

Por Ornes Jr

Secretário de Saúde do município Elan Wagner concedeu entrevista para o programa Itamaraju em Foco, do apresentador Carlos Brito, buscando rebater a afirmativa do vereador Egnaldo Fernandes de “interditar ” o HMI; na oportunidade Elan Wagner Secretário Municipal de Saúde apresentou alguns resultados do seu trabalho junto a pasta nos últimos 25 meses.

 Elan Wagner  iniciou ressaltando que é a primeira vez em Itamaraju que os servidores públicos da área da saúde recebem seus salários em dia, e ressaltou que durante reunião em Salvador na última semana, ele ouviu de secretários de municípios vizinhos, o relato de atraso de pagamento com duração de três meses, e reiterou que em Itamaraju o pagamento sempre esteve em dia, com o dinheiro na conta todos os meses entre os dias 30, ou 01.

Já no setor de transporte, Elan falou da frota da saúde que foi toda renovada. Desde a frota do SAMU a ambulâncias comunitárias. Mencionou a aquisição de quatro veículos e uma motocicleta para servir a comunidade.

Elan não fugiu da polemica ao ser perguntado por Carlos brito sobre a acusação da máfia de combustível, Elan relatou que as medidas foram afastar o coordenador,e o motorista envolvido, além de abrir um processo administrativo que esta seguindo seus desdobramentos.

ASSISTA O VÍDEO COMPLETO

https://youtu.be/J9JOZNJaKV8

Outro tema foi a Vigilância e Saúde onde funcionava num imóvel antigo, Elan citou que o núcleo saiu do aluguel e que parte da policlínica foi reformada, com móveis planejados tudo para dar maior suporte aos funcionários e população que tanto precisa da Vigilância e Saúde.

Falou ainda do avanço na área da epidemiológica, apontando a redução nos casos de Dengue e Chikungunya, ‘’quando assumimos, Itamaraju estava numa epidemia, ate carro fumacê para combater, hoje estamos em pleno verão e não temos registro de casos dessa doença, ou seja o trabalho foi bem feito, o combate foi eficiente’’ finaliza Elan, além de tudo, o município bateu recorde de vacinas aplicadas principalmente em idosos.

Em relação à atenção básica, parte dos postos de saúde do interior e município, foram reformados, dois postos foram inaugurados (Novo Prado e BNH), na gestão anterior em 2017, dos 21 postos de saúde cinco postos receberam nota negativa de 05, os demais se quer foram avaliados, já com a nova gestão os postos receberam reformas, equipamentos novos e todos dos 21 postos apenas 01 recebeu nota ruim, 08 notas boas e os demais também notas positivas, dando aumento de 700% no ministério.

O CAPS do município esta recebendo equipamentos, esta sendo feito a ampliação da fisioterapia tudo para maior comodidade aos pacientes.

O ponto alto da entrevista foi o Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), Elan relatou que a unidade recebeu reforma de toda estrutura superior, na parte da chegada seguindo a direita já se encontra ala de clinica médica infantil que já foi reformada com equipamentos e camas novas, o próximo passo é reformar a ala esquerda, aonde tem o pronto socorro e será instalada a semi intensiva que os equipamentos novos já chegaram e estão em uso.

A saúde tem de 30 a 40 % de médicos a mais do que a gestão anterior, serviço de pronto socorro adulto com 02 clínicos na parte do dia, em relação aos óbitos apontados pelo vereador Agnaldo Fernandes o secretario enfatizou que os números são irreais.

Elan enfatizou que não houve tantos óbitos como divulgados e sim houve uma grave falha, pois parte dos óbitos não são do hospital, a exemplo é uma pessoa falecer em casa ou em uma unidade do SAMU o óbito é testado no hospital, sendo assim o número cai na conta do HMI.

Se um óbito for testado por médico no SAMU ou na residência do falecido, os números de óbitos do HMI caem veementemente, ou seja, nem todos os óbitos são no hospital Municipal de Itamaraju, mais o atestado de óbito muitas vezes é emitido no referido hospital.

CONFIRA LISTA DE EQUIPAMENTOS HOSPITAL MUNICIPAL DE ITAMARAJU

Qt

Descrição

1

Balança W 200 100 A branca

1

Balança 109 E(15Kg) Antropometrica

2

Asp. Cirúrgico A 45 – Plus Canula Des P Aspi Cirurg

3

Berço aquecido Matrix R C Acessórios

1

Bisturi eletrônico powercut 300w

1

Caneta azul autoclavável com cabo de ligação

1

Caneta comando manual (reutilizável)

1

Carrinho de transporte com rodízio branco – powerc

1

Eletrodo agulha lanca 65 mm

1

Eletrodo cola reto (4,5 x 55 mm)

1

Eletrodo Loop redondo 4,5 x 45mm espessura alca

1

Eletrodo tipo faca reta 65mm

1

Pedal bipolar (monocomando)

1

Pedal comando duplo smartcut powercut

1

Placa auto-adesiva bipartida descatável infantil

1

Placa auto-adesiva bipartida descatável adulto

1

Placa inox reusavel 250 x 180-304 pol com PVC TA

1

Bomba de infusão BSV 700 portugues IE

1

Bomba de infusão BSV 700 portugues IEC

4

Carro de emerg inox C SUP cilin e tábua de massage

8

Monitor Doppler Df – 7001 d

10

Cama MM motorizada comfort luxury plus 8TI

10

Colchão hospitalar 1,88 x 0,90 X 0,10 D 28

8

Eletrocardiografo compassus 30

4

Monitor de paciente mod.UMEC 10

4

Oximetro de pulso sense 10 Bas

4

Apar.terapia respi P ventil. Pul baseado TEC dig

Elan Wagner fez questão de agradecer o espaço aberto oferecido por Carlos Brito e pede a população para que não caia em notícias antes de serem apresentados os reais fatos, a saúde evoluiu e esta evoluindo.

Noticias relacionadas:

Deixe seu comentário