Início Região Itamaraju: Cidadão denuncia Ambulâncias novas escondidas em garagem da prefeitura
Região

Itamaraju: Cidadão denuncia Ambulâncias novas escondidas em garagem da prefeitura

 Itamaraju: Cidadão denuncia Ambulâncias novas escondidas em garagem da prefeitura

Um vídeo gravado na manhã de sábado 3, um morador da cidade  de Itamaraju ni extremo sul baiano,  denuncia o fato de que ambulâncias novas, doadas pelos Governos Federal e Estadual, estariam escondidas em uma garagem que seria do município.

Segundo o morador, que pediu para nao ter o nome divulgado, a nova ambulância Padrão SAMU foi doada pelo Governo Federal em 2017, porem desde janeiro que se encontra na cidade, parada e estacionada nessa garagem. Ainda segundo a denúncia, o município possuía dois veículos de emergência, e atualmente apenas um está em operação, tendo em vista que a segunda ambulância encontra-se quebrada desde 2016.

Itamaraju: Cidadão denuncia Ambulâncias novas escondidas em garagem da prefeitura

Já a outra ambulância, de porte menor, foi doada pelo Governo do Estado em Janeiro, e até o momento não entrou em operação. O morador ainda denuncia que a demora em colocar as ambulâncias para circular tem ocorrido por conta de que existem “apadrinhados” do secretário de saúde com ambulâncias locadas ao município. Ainda segundo as denúncias, os veículos locados atenderiam a pedidos pessoais de vereadores, em troca de apoio ao Secretário de Saúde que só permanece no cargo graças à intercessão de membros do legislativo.

No vídeo o morador desabafa. “Enquanto o município paga aluguel de ambulância dos apadrinhados do secretário de saúde, aqui tem duas novas escondidas!”. O mesmo secretário Elan Wagner, já foi denunciado à ouvidoria do SUS pelo grupo Fiscaliza Itamaraju por ter escondido outra ambulância, modelo Renault Rontan ano 2014, também doada pelo Governo do Estado e que até o momento seu paradeiro é desconhecido. Elan Wagner, Secretário de Saúde, também responde juntamente com o prefeito Marcelo Angênica (PSDB) por ter supostamente contratado uma empresa fantasma para locar veículos para o município.

Manobra política:

Um funcionário da prefeitura, que preferiu não ter o nome divulgado, disse a nossa reportagem que as ambulâncias estão guardadas desde janeiro na garagem aguardando uma “vaga na agenda dos deputados do prefeito”. Segundo o servidor municipal, os deputados viriam à cidade participar de ato político onde realizariam também a entrega dos veículos, na tentantiva de atribuir a eles a conquista dos veículos que foram doados pelos Governos Federal e Estadual. “Só vai entregar quando Adolfo, Jutahy e Acm Neto puderem vir a Itamaraju juntos”, finalizou o servidor que preferiu manter seu nome em sigilo temendo retaliações.

Itamaraju: Cidadão denuncia Ambulâncias novas escondidas em garagem da prefeitura

Nova denúncia ao MP

O Grupo Fiscaliza Itamaraju informou que irá protocolar nessa segunda-feira 5,  uma nova denúncia no Ministério Público Federal exigindo a devolução dos valores que estão sendo pagos pelo aluguel de ambulâncias em Itamaraju. Segundo um membro do grupo, o município recebeu três novas ambulâncias, sendo desnecessário manter outras duas alugadas. “Além dos veículos próprios, existiam duas ambulâncias alugadas, porém em 2017 o município ganhou três carros novos, portanto não se justifica pagar aluguel, tem ambulância de sobra, basta colocar para rodar”, denuncia o membro do Fiscaliza Itamaraju.

Artigos Relacionados

Eunápolis terá Núcleo de Atendimento à Mulher, confirma delegado

  Durante a cerimônia de troca de comando da Polícia Civil na Costa...

Professor morre durante competição de natação em Porto Seguro

Porto Seguro: O atleta Dielson Pereira Hohenfeld, de 53 anos, morreu durante...

PM recaptura foragido da Justiça de Minas Gerais em Cumuruxatiba

Prado: Na manhã de quinta-feira (28), por volta das 6h10, a RONDESP/Extremo...

Prado-Confronto no Portelinha termina com apreensão de arma e morte de suspeito

Prado: Na manhã desta quinta-feira (28 de Março), por volta das 05h00,...