Início Política Haddad depende de Lula para cativar
Política

Haddad depende de Lula para cativar

Haddad depende de Lula para cativar
Em uma eventual eleição sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice da chapa – e ex-prefeito da cidade de São Paulo – Fernando Haddad encosta no deputado federal Jair Bolsonaro (PSL). A estatística, com as referenciadas margens de erro para mais e para menos, foi divulgada sexta-feira, 17, por meio do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), contratada pela empresa XP Investimentos.

O levantamento mostra que Bolsonaro tem entre 21% e 23% em dois cenários. A diferença é apenas a forma de abordagem. Tal diferença, explica o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), está na forma de apresentação do nome de Fernando Haddad à população brasileira. Quando citado, sozinho, o petista de São Paulo salta de 3% para 7% em relação ao levantamento anterior. Mas apesar do crescimento, o ex-prefeito de São Paulo se mantém atrás de Ciro Gomes (8%), Geraldo Alckmin (9%) e Marina Silva (11%).

Haddad depende de Lula para cativar

No entanto, a situação muda quando Fernando Haddad é apresentado como político “apoiado por Lula”. Associado ao ex-presidente petista, ele salta para 15% das intenções de voto e assume a vice-liderança. Considerando este cenário, os candidatos Marina e Alckmin ficam empatados com 9% e Ciro Gomes soma 7% da preferência do eleitor. Em duas abordagens com o nome de Haddad, “ninguém/branco/nulo” representam 24% das opiniões dos entrevistados.

Com lula – Quando Lula é considerado candidato, ele lidera com 31%. Seguido por Bolsonaro com 20%. Neste cenário, a quantidade de pessoas que responderam “ninguém/branco/nulo” cai para 13%. Na concorrência com o ex-presidente, Alckmin tem 9%, Marina 8% e Ciro Gomes, 7%.

“Há mais ou menos dois meses falei em entrevista que já teria tirado o Brasil do conselho da ONU, não só por se posicionarem contra Israel, mas por sempre estarem ao lado de tudo que não presta”

Jair Bolsonaro,candidato à Presidência da República, em sua conta do Twitter, ontem. O militar reformado do PSL critica a posição da ONU em defender a participação do ex-presidente Lula nas eleições de outubro.

Caminhada da Liberdade

Salvador já vai receber um candidato das eleições majoritárias na próxima terça-feira. Trata-se de Fernando Haddad, postulante a vice-presidente na chapa do candidato Lula, mas que, mesmo não-oficialmente, já se lança na jornada política até outubro como o nome de fato do PT à Presidência da República. Haddad participará da Grande Caminhada da Liberdade, às 16 horas. O ato é promovido pelo candidato à reeleição pelo PT na Bahia, governador Rui Costa, e também terá a participação de Manuela D´Ávila (PCdoB), João Leão (PP), Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), além de candidatos a deputado federal e estadual. Logo, logo, quem também deve pintar na capital soteropolitana é o candidato a presidente pelo PSDB, Geraldo Alckmin.

Haddad depende de Lula para cativar

Artigos Relacionados

Jerônimo firma acordo com AGU e MEC e acerta novo repasse de precatórios do Fundef para a Bahia

Em agenda realizada na noite dessa quinta-feira (7), em Brasília, o Governo...

Lula compara Gaza ao Holocausto e cria crise diplomática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) azedou ainda mais as...

Governador realiza reunião com municípios baianos afetados pelas chuvas

O governador Jerônimo Rodrigues realizou, na tarde desta terça-feira (30), uma reunião...

Geraldo Júnior recepciona Lula em Salvador ao lado do governador Jerônimo e é aclamado como “meu prefeito”

  O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) recepcionou o presidente Lula (PT) em...