Início Destaque Governo estadual anuncia que vai zerar ICMS para empresas de transporte intermunicipal
Destaque

Governo estadual anuncia que vai zerar ICMS para empresas de transporte intermunicipal

Governo estadual anuncia que vai zerar ICMS para empresas de transporte intermunicipal

Uma redução temporária de 100% na base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre os bilhetes emitidos por empresas de transporte intermunicipal foi anunciada pelo governo do Estado. A medida será implementada até o próximo dia 31 de dezembro, de acordo com informação oficial.

Governo estadual anuncia que vai zerar ICMS para empresas de transporte intermunicipal

O governo pretende, com esta iniciativa, dar suporte a um dos segmentos mais impactados pela crise sanitária, em função das medidas restritivas de circulação, que atingiu o seu momento mais crítico em número de casos no ano passado. “O incentivo é importante porque o setor de transporte intermunicipal de passageiros tem enfrentado sérias dificuldades financeiras com o prolongamento da crise sanitária”, afirmou o governador Rui Costa.

Conforme a Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ-BA), a Bahia já reduz a base de cálculo do ICMS nessas prestações de serviço em 80%, adotando uma carga tributária de 3,6%. A perda de arrecadação estimada com a decisão de zerar temporariamente a cobrança do imposto é de R$ 10 milhões.

O pedido para reduzir o ICMS da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (ABEMTRO) vai ser possível por conta da adesão do governo estadual ao Convênio ICMS 53/21, celebrado em abril, por meio do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).

O secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, destacou que a Bahia já adota, no âmbito do Programa Estado Solidário, uma série de ações destinadas a apoiar segmentos econômicos e sociais afetados pela pandemia, entre as quais o pagamento de vale-alimentação e a bolsa-presença para estudantes em situação de vulnerabilidade econômica; a isenção do pagamento de contas de água para famílias de baixa renda; a prorrogação do pagamento do IPVA para transporte escolar, de turismo e de autoescolas em 2020 e 2021; a prorrogação e o parcelamento do ICMS de março e abril de 2021; e a implementação de linha especial de microcrédito para microempreendedores formais e informais.

Artigos Relacionados

Governo entrega frota de 21 novos veículos para a Polícia Técnica da Bahia

O Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) recebeu, na manhã desta...

Plano de contingência  no combate à Dengue da Bahia é referência nacional

O Ministério da Saúde apontou a Bahia como referência devido ao seu...

Presidente Lula demite número 2 da Abin

  A suposta espionagem ilegal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) levou...

R$ 15 milhões investidos – Carnaval terá 132 blocos afros nos circuitos de Salvador e no interior

Ao som de Malê Debalê, Grupo Quixabeira e Comemanche do Pelô, o...