Início Política Discurso de Rui Costa não foi de esquerda, avalia cientista político
Política

Discurso de Rui Costa não foi de esquerda, avalia cientista político


O discurso de posse do governador Rui Costa (PT) foi uma continuidade do discurso adotado ao longo da campanha eleitoral, segundo o cientista político Joviniano Neto. Em entrevista ao BNews, o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) ainda foi além ao dizer que a fala do petista não teve viés de esquerda.

Discurso de Rui Costa não foi de esquerda, avalia cientista político

“Em relação ao discurso de candidato, não teve muita mudança. Não foi um discurso marcadamente ideológico. [Na campanha] o que tinha de ideológico era o apoio a Lula e a Haddad. Mas o discurso em si não foi um discurso de esquerda. Foi um discurso de obras”, avaliou.

Discurso de Rui Costa não foi de esquerda, avalia cientista político

Para Joviniano, Rui Costa adotou uma postura semelhante à dos demais governadores, que foram empossados em um cenário de crise econômica e fiscal. “Vemos uma série de governadores falando em controlar gastos, o que é consequência [da crise econômica]”, declarou.

“Mas a população quer a melhoraria dos serviços. Ele [Rui Costa] colocou que tinha melhorado os índices de saúde, educação e segurança. Já que a população quer melhores serviços, ele iria propor melhorá-los”, acrescentou.

Discurso de Rui Costa não foi de esquerda, avalia cientista político

Em seu discurso de posse na tarde desta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rui prometeu priorizar a educação em seu segundo mandato. Em 2017, a Bahia teve o pior Ensino Médio do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Assim, afirmo o que os meus pais me ensinaram: educação é uma prioridade. É ela que muda a vida das pessoas e eu sou exemplo disso. Estou convicto de que é necessário transformar as escolas em espaços abertos e integrados à comunidade, capazes de gerar oportunidades concretas. Por isso, estamos apostando na melhoria e na unificação das suas estruturas físicas, na Educação Profissional, na implantação das Escolas Culturais e na ampliação do número de Escolas em Tempo Integral para atender a contento ao nosso alunado”, declarou.

O petista também garantiu que dará atenção especial à segurança pública, ponto amplamente criticado durante seu primeiro mandato. “Aqui, no Estado, atuamos juntos, forças policiais e políticas de desenvolvimento social – educação, saúde, trabalho, esporte, cultura –, para combater o tráfico de drogas, o crime organizado e seus desdobramentos. Eu me orgulho de ser o governador que mais contratou policiais e que realizou os mais robustos investimentos em Segurança Pública em apenas quatro anos. Mas é preciso construir um modelo de intervenção que interrompa o ingresso dos nossos jovens no mundo do crime”, defendeu.

Artigos Relacionados

Bahia – Governador anuncia gratificação salarial PARA universidades estaduais

Os professores das universidades estaduais da Bahia terão aumento da gratificação salarial,...

Brasil muda o tom com Maduro

O governo brasileiro mudou de tom em relação à Venezuela e afirmou...

Jerônimo firma acordo com AGU e MEC e acerta novo repasse de precatórios do Fundef para a Bahia

Em agenda realizada na noite dessa quinta-feira (7), em Brasília, o Governo...

Lula compara Gaza ao Holocausto e cria crise diplomática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) azedou ainda mais as...