Início Notícias Desembargador que humilhou guarda já foi alvo de 40 processos disciplinares
Notícias

Desembargador que humilhou guarda já foi alvo de 40 processos disciplinares

Desembargador que humilhou guarda já foi alvo de 40 processos disciplinares

O desembargador Eduardo Siqueira, envolvido em uma polêmica após chamar um guarda municipal de “analfabeto” e rasgar uma multa por não usar máscara, foi alvo de 40 procedimentos de apuração disciplinar nos últimos 15 anos. A informação foi cedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Todos os processos envolvendo o magistrado foram arquivados.

Desembargador que humilhou guarda foi alvo de 40 processos disciplinares

Foto: divulgação

Diante da repercussão nacional do caso, o CNJ determinou ao TJ-SP que enviasse a “ficha” do desembargador em 48 horas. Segundo o portal G1, o tribunal faz uma síntese dos procedimentos e resultados dos processos no documento encaminhado. De acordo com o órgão, os processos precisam ser digitalizados antes de ser enviados ao CNJ. Por isso, o presidente do TJSP, Geraldo Francisco, pediu mais dez dias para atender a solicitação.

“Noticio que se trata de mais de 40 autos processuais, muitos deles instaurados há mais de quinze anos, arquivados em meio físico. O desarquivamento e a digitalização de todas as peças que compõem referidos autos demandarão mais tempo do que as 48 horas originalmente estabelecidas. Por isso, solicito a Vossa Excelência prazo adicional de 10 dias para integral atendimento à solicitação mencionada”, argumentou o presidente.

O levantamento não apresenta detalhamento dos casos envolvendo o desembargador, mas é possível identificar que o magistrado já foi alvo de punições como disciplinares como advertência ou censura, mais brandas. A pena de censura, aplicada a juízes de primeira instância, impede que o desembargador seja promovido por merecimento, conforme a Lei Orgânica de Magistratura. A primeira ocorrência consta em maio de 1987 e a última, antes do caso envolvendo o guarda municipal, foi em 2012.

Desembargador que humilhou guarda já foi alvo de 40 processos disciplinares

Artigos Relacionados