Início Política De uma só vez, Temer empossa 10 novos ministros
Política

De uma só vez, Temer empossa 10 novos ministros

Dos antigos titulares, oito deixaram o cargo para disputar as eleições de 2018

Com uma retrospectiva de suas ações de governo e um aceno a partidos da base aliada, o presidente Michel Temer (MDB) deu posse, na tarde desta terça-feira (10/4), a 10 novos ministros – incluindo o interino Helton Yomura, na pasta do Trabalho. Dos antigos titulares, oito deixaram o cargo para disputar as eleições de 2018.

Daniel Ferreira/MetrópolesEm seu discurso na cerimônia, Temer afirmou que as mudanças “alteram a composição, mas não a qualidade” da equipe. O presidente reforçou que a estrutura político-partidária das pastas foi mantida.

Elencando medidas do seu governo, como a reforma trabalhista e a do ensino médio, o chefe do Executivo nacional elogiou ex-ministros. Ao referir-se a Henrique Meirelles (MDB), classificou-o como “um dos melhores ministros da Fazenda que o Brasil já teve”.

O nome de Eduardo Guardia como novo titular da Fazenda foi indicação do próprio Meirelles, que deixou a pasta para concorrer ao Palácio do Planalto em 2018. Ainda não há, contudo, definição se o ex-ministro será cabeça da chapa governista ou eventual vice de Temer.

De uma só vez, Temer empossa 10 novos ministros

Além de Guardia e Yomura, foram empossados Marcos Jorge no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC); Antonio de Padua de Deus na Integração Nacional; Leandro Cruz Fróes da Silva no Esporte; Esteves Colnago no Planejamento; Alberto Beltrame no Desenvolvimento Social; Vinícius Lummertz no Turismo; e Rossieli Soares da Silva na Educação.

Um dos homens fortes de Temer, Moreira Franco deixou a Secretaria-Geral da Presidência para assumir, nesta terça (10), o Ministério de Minas e Energia (MME).

De uma só vez, Temer empossa 10 novos ministros

No novo cargo, Moreira garante o foro por prerrogativa de função. O benefício havia sido concedido ao titular da Secretaria-Geral por meio de uma medida provisória (MP) aprovada com sufoco no Congresso. No Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação de autoria da Rede Sustentabilidade questiona a MP. Em dezembro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou um parecer defendendo a inconstitucionalidade da matéria.

Moreira Franco foi, junto a Eliseu Padilha, um dos alvos da segunda denúncia enviada pela PGR contra Temer no ano passado. O ministro figura ainda em inquérito no STF relacionado às delações de ex-executivos do grupo Odebrecht.

De uma só vez, Temer empossa 10 novos ministros

Indefinições
O troca-troca de ministros no governo Temer ainda não chegou, contudo, ao fim. Algumas pastas, como o Ministério do Meio Ambiente, antes comandando por Sarney Filho, e a Secretaria-Geral, abandonada por Moreira Franco, ainda não têm sucessão fechada. A gestão dos órgãos deve permanecer interinamente com o secretários-executivos Edson Duarte e Joaquim de Lima Oliveira, respectivamente.O Ministério do Trabalho, loteado ao PTB, também continua indefinido. Embora o partido tenha indicado o atual ministro Helton Yomura após o fracasso da nomeação da deputada federal Cristiane Brasil (RJ) ao cargo, a sua permanência no cargo até o fim do governo não está confirmada pelo Palácio do Planalto.Veja quais foram as mudanças ministeriais confirmadas nesta terça (10/4):De uma só vez, Temer empossa 10 novos ministros

  • Ministério da Fazenda

Sai: Henrique Meirelles (MDB)Entra: Eduardo Guardia, ex-secretário-executivo

  • Ministério da Educação

Sai: Mendonça Filho (DEM)Entra: Rosseli Soares da Silva, ex-secretário-executivo

  • Ministério de Minas e Energia

Sai: Fernando Coelho Filho (DEM)Entra: Moreira Franco (MDB)

  • Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Sai: Marcos Pereira (PRB)Entra: Marcos Jorge, ministro interino

  • Ministério da Integração Nacional

Sai: Helder Barbalho (MDB)Entra: Antonio de Padua de Deus, ex-secretário de Infraestrutura de Recursos Hídricos

  • Ministério do Esporte

Sai: Leonardo Picciani (MDB)Entra: Leandro Cruz Fróes da Silva, ex-secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do

  • Ministério do Planejamento

Sai: Dyogo OliveiraEntra: Esteves Colnago, ex-secretário executivo

  • Ministério do Desenvolvimento Social

Sai: Osmar Terra (MDB)Entra: Alberto Beltrame, ex-secretário executivo

  • Ministério do Turismo

Sai: Marx Beltrão (MDB)Entra: Vinícius Lummertz, ex-presidente da Embratur

  • Ministério do Trabalho

Entra: Helton Yomura (interino)De uma só vez, Temer empossa 10 novos ministros

Artigos Relacionados

Brasil muda o tom com Maduro

O governo brasileiro mudou de tom em relação à Venezuela e afirmou...

Jerônimo firma acordo com AGU e MEC e acerta novo repasse de precatórios do Fundef para a Bahia

Em agenda realizada na noite dessa quinta-feira (7), em Brasília, o Governo...

Lula compara Gaza ao Holocausto e cria crise diplomática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) azedou ainda mais as...

Governador realiza reunião com municípios baianos afetados pelas chuvas

O governador Jerônimo Rodrigues realizou, na tarde desta terça-feira (30), uma reunião...