Início Educação Colégios Universitários da UFSB oferecem 621 vagas
Educação

Colégios Universitários da UFSB oferecem 621 vagas

O processo seletivo para ingresso na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) via rede Anísio Teixeira de colégios universitários vai abrir as inscrições de 18 a 21 de março. E com um acréscimo de vagas: de 420 no lançamento do edital, passou a ofertar 621 vagas após retificação do edital nº 03/2019. As vagas são para os campi da instituição nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas e para os colégios universitários naquelas três cidades e em Ilhéus, Ibicaraí, Coaraci, Itamaraju e Santa Cruz Cabrália.

Colégios Universitários da UFSB oferecem 621 vagas

O motivo da correção do edital foi a inclusão de vagas supranumerárias não preenchidas no SISU. Nas sedes, está disponibilizada uma vaga para pessoas trans (ST), quilombolas (SQ) e pessoas ciganas (SCi) em cada curso. Foram reabertas vagas para indígenas aldeados(as) (SI) nos Colégios Universitários (CUNI) de Ilhéus (5 vagas), Cabrália (10 vagas), Porto Seguro (5 vagas) e Itamaraju (5 vagas). De acordo com a Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis), é uma nova oportunidade de fazer valer as ações afirmativas da UFSB, definidas na Resolução Consuni nº 10/2018. O preenchimento dessas vagas garante também a efetividade da integração social.

Para participar da seleção, que tem vagas para ampla concorrência e para alunos oriundos de escolas públicas, o primeiro requisito é ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, em 2017 ou 2018. Nos casos em que a pessoa tenha participado das duas edições, a maior nota é que será considerada para fins de classificação. A inscrição é feita em um formulário online.

Quanto à fase de matrícula dos selecionados, além da documentação básica para as vagas de ampla concorrência, outros documentos específicos são exigidos para ocupação das vagas pelas modalidades de políticas afirmativas. Todos os detalhes constam do Anexo II do edital.

Os cursos com oferta de vagas são as licenciaturas interdisciplinares (LI) em Artes, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais, em Linguagens e Códigos e em Matemática e Computação, além dos bacharelados interdisciplinares (BI) em Artes, em Ciências e em Humanidades. O bacharelado em Saúde não tem oferta de vagas nessa edição.

Colégios Universitários da UFSB oferecem 621 vagas

Artigos Relacionados

Estado adia validade do concurso para professores e coordenadores pedagógicos

O Governo do Estado prorrogou, por mais um ano, a validade do...

Ministério da Educação recebe solicitação para campus do IF Baiano em Itamaraju

Apesar do recesso parlamentar na Câmara Federal, o deputado federal Valmir Assunção...

SENAR celebra execução de mais de 60 cursos em Itamaraju região

O Serviço Nacional de formação Rural esta celebrando a realizaçao de mais...