Início Destaque Após novas sanções, Kim Jong-un faz ameaça com bomba atômica
Destaque

Após novas sanções, Kim Jong-un faz ameaça com bomba atômica

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, ameaçou recorrer à bomba atômica em reação à nova resolução do Conselho de Segurança da ONU, que aumenta as sanções internacionais contra seu regime.

“Devemos estar dispostos a todo momento a utilizar nosso arsenal nuclear”, declarou Kim, citado nesta sexta-feira pela agência oficial de notícias norte-coreana KCNA.

Saiba mais: Após sanções da ONU, Coreia do Norte lança mísseis

Nesta linha, o regime se comprometeu a fortalecer sua “dissuasão nuclear”, enquanto “exercício legítimo de nossos direitos à autodefesa, que se manterá pelo tempo em que a política hostil dos Estados Unidos prosseguir”, indicou a chancelaria norte-coreana em um comunicado divulgado nesta sexta-feira por meios de comunicação oficiais.

O dirigente também advertiu que a situação degenerou tanto na península coreana que o país deverá mudar de estratégia militar e cogitar a opção de “ataques preventivos”.

A presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, não demorou para prometer uma resposta severa a qualquer provocação do Norte, e reafirmou a estratégia de Seul de trabalhar pela desnuclearização do regime comunista.

“Devemos fazer a Coreia do Norte entender que seu regime não sobreviverá se não renunciar aos seus programas nucleares”, disse a presidente em um discurso transmitido pela televisão.

Ao mesmo tempo, o governo sul-coreano anunciou que começará nesta sexta-feira a falar com os Estados Unidos sobre a mobilização em seu território de um escudo antimísseis, um projeto ao qual a China, principal aliada de Pyongyang, se opõe.

Segundo a agência KCNA, o líder norte-coreano fez suas declarações na quinta-feira, enquanto supervisionava os testes de um novo lança-foguetes múltiplo.

O ministério sul-coreano da Defesa indicou que Pyongyang disparou na quinta-feira seis projéteis (mísseis ou foguetes), que caíram no mar do Japão, a entre 100 e 150 km das costas orientais da Coreia do Norte.

Em uma nova advertência ao seu vizinho do Sul, Kim afirmou que o novo lança-foguetes será mobilizado rapidamente, assim como novas armas colocadas a disposição recentemente.

Estes testes ocorreram horas após o Conselho de Segurança da ONU adotar uma resolução que endurece as sanções contra o regime comunista e aumenta consideravelmente a pressão econômica contra ele.

A chancelaria norte-coreana criticou nesta sexta-feira o texto, considerado “ilegal” e “injusto”.

Em virtude desta resolução que, segundo Kim, é “digna de bandidos”, os países membros da ONU terão que inspecionar nos portos e aeroportos todas as mercadorias procedentes e destinadas à Coreia do Norte.

A resolução também proíbe as exportações de carvão, ferro e minério de ferro. Pyongyang não poderá vender ouro, titânio nem minerais raros utilizados na alta tecnologia, nem poderá buscar combustível para a aviação e os foguetes.

Para Kim, esta resolução prevê “uma fase muito perigosa”, a poucos dias do início dos exercícios militares anuais conjuntos entre Seul e Washington.

A eficácia da resolução dependerá em boa medida do zelo com o qual a China, único aliado de peso da Coreia do Norte, aplicará suas disposições.

A atitude de Pequim, por sua vez, dependerá do resultado das negociações entre Seul e Washington sobre a eventual mobilização do escudo antimísseis THAAD (Terminal High Altitude Area Defence System), que a China não quer ter tão perto de seu território.

A Coreia do Sul declarou nesta sexta-feira (40 que as primeiras negociações com os funcionários norte-americanos versarão sobre os possíveis locais de mobilização deste escudo, a questão do custo e o calendário de instalação.

A China teme uma queda repentina do regime norte-coreano, que se traduza em uma chegada em massa de refugiados a sua fronteira. E, assim como Moscou, também não deseja encontrar um dia uma Coreia unificada sob influência americana.

Artigos Relacionados

Festejos em Campo Alegre com Netinho do Forró acontece neste sabado 20/04

  Por Ornes Jr O 3º final de semana do mês de...

CAEMA desmantela cultivo de maconha no estremo sul baiano

  Teixeira de Freitas: uma operação conduzida pela CIPE/Mata Atlântica (CAEMA) resultou...

Jogos Indígenas Pataxó começam nesta quinta, 18/04na Praia de Coroa Vermelha

No local histórico onde foi celebrada a primeira Missa após a invasão...

Em Nota do Governo da Bahia, Jornal Nacional é acusado de informação falsa sobre VLT

Em nota divulgada na noite deste sábado (30), o Governo da Bahia...