Início Política Audiência pública na ALBA aponta retrocessos na Reforma da Previdência
Política

Audiência pública na ALBA aponta retrocessos na Reforma da Previdência

Audiência pública na ALBA aponta retrocessos na Reforma da Previdência

A reforma da previdência, proposta pelo governo Bolsonaro, agravará os problemas sociais e econômicos nos municípios brasileiros, sacrificando os pobres, as mulheres e os trabalhadores rurais. A avaliação foi exposta na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (15), em audiência pública proposta pelas Comissões Especial de Promoção da Igualdade e de Direitos Humanos e Segurança Pública. O evento contou com a participação do ex-ministro do Trabalho e Previdência Social, no governo Dilma Rousseff, Miguel Rossetto, dos deputados do PT Robinson Almeida, Neusa Cadore, Fátima Nunes, Marcelino Galo e Zé Raimundo, dirigentes sindicais e lideranças sociais. Para os parlamentares presentes, a PEC 6/2019 vai deixar os bancos mais ricos e os trabalhadores mais pobres, causando uma “devastação social e econômica” nos municípios.

Audiência pública na ALBA aponta retrocessos na Reforma da Previdência

“Essa reforma nefasta não combate privilégios, quer acabar com a proteção social e o direito à aposentadoria do povo brasileiro, conquistados a dura penas. Bolsonaro e Paulo Guedes quer transferir o dinheiro da previdência pública para os bancos, deixando os rentistas mais ricos e os trabalhadores mais pobres”, enfatizou o deputado Robinson Almeida (PT).  

O déficit da previdência social, na opinião do ex-ministro Miguel Rossetto, não existe como se propala. Em sua opinião, o grande problema, de momento, é a recessão econômica, o desemprego, a sonegação e a isenção fiscal, que, respectivamente, tiram do Tesouro Nacional R$ 460 bilhões e R$ 280 bilhões por ano.

Audiência pública na ALBA aponta retrocessos na Reforma da Previdência

 “Esta não é uma reforma, mas um projeto que destrói a previdência pública e a previdência social”, afirmou Rossetto, para quem a PEC 6/2019 não combate privilégios, mas sim retira direitos dos mais pobres, dos trabalhadores assalariados, das mulheres e dos agricultores. “Basta ler esse projeto, que se ver claramente que ele não combate privilégios. Ele ataca essencialmente os direitos previdenciários do povo trabalhador do Brasil. Portanto, (Bolsonaro e Paulo Guedes) mentem quando diz que esse projeto vem para atacar privilégios, ele vem para atacar direitos do povo e da classe trabalhadora do campo e da cidade”, enfatizou o ex-ministro. Para ele, a medida defendida pelo governo Bolsonaro exige mais tempo de trabalho, de comprovação do trabalho, amplia o tempo de trabalho para as mulheres, sem reconhecer as suas condições, as diferenças, a dupla, tripla jornada, retira e diminui benefícios como o abono salarial, pago a trabalhadores que ganham até 2 salários mínimos, e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a pessoas com deficiência e a idosos sem meios de se sustentar, que com a nova proposta terão de aguardar até os 70 anos para receber integralmente o benefício. “Esses caras querem transformar pessoas dignas, trabalhadores assalariados, em indigentes sociais. E essa é uma tragédia social que não podemos aceitar num país como o Brasil”, afirmou.

Audiência pública na ALBA aponta retrocessos na Reforma da Previdência

Artigos Relacionados

Bahia – Governador anuncia gratificação salarial PARA universidades estaduais

Os professores das universidades estaduais da Bahia terão aumento da gratificação salarial,...

Brasil muda o tom com Maduro

O governo brasileiro mudou de tom em relação à Venezuela e afirmou...

Jerônimo firma acordo com AGU e MEC e acerta novo repasse de precatórios do Fundef para a Bahia

Em agenda realizada na noite dessa quinta-feira (7), em Brasília, o Governo...

Lula compara Gaza ao Holocausto e cria crise diplomática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) azedou ainda mais as...