Atenção agricultor familiar o Agroamigo tem dinheiro pra você a MEIO % ao ano, e bônus de R$ 1.000,00

Por Ornes Jr

O Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste que tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do agricultor familiar , sua operacionalização conta com a parceria do Instituto Nordeste Cidadania (INEC). Tem como característica a presença nas comunidades rurais por meio dos Agentes de Microcrédito e atende, de forma pioneira agora também no extremo sul da Bahia.

Equipe do Agroamigo de Itamaraju pronta para te atender

O gerente a agencia do BNB de Itamaraju traz os detalhes nesta entrevista.  concedida após fazer uso da Tribuna da Câmara em Itamaraju. – Play

Entrevista com gerente do BNB de Itamaraju

As melhorias introduzidas pelo Programa abrange, conceder crédito orientado e acompanhado, de forma gradativa e sequencial. Atender aos clientes na própria comunidade, por meio do Agente de Microcrédito. Expandir, de forma quantitativa e qualitativa, o atendimento com redução de custos para o cliente. Agilizar o processo de concessão do crédito, promovendo a inclusão financeira do(a) agricultor(a) familiar e seu acesso aos produtos e serviços do Banco.

Os resultados, na posição de março de 2019, registram que o Agroamigo aplicou mais de R$ 15,3 bilhões desde a sua criação, compreendendo 4,74 milhões de operações contratadas. As ações desenvolvidas pelo Programa, que excedem a simples concessão de crédito, favorecem que sejam alcançadas as metas traçadas, em âmbito mundial, para melhoria da qualidade de vida das pessoas e de igualdade de direitos.

Publicidade

O Agroamigo promove a valorização das agricultoras familiares com orientação e aporte de recursos, permitindo-lhes desenvolver atividades próprias ou complementares à do marido, o que representa uma contribuição do Programa à igualdade de gênero no campo.

O Agroamigo tem buscado difundir, entre seus clientes, práticas de exploração sustentável dos recursos naturais, bem como a produção orgânica e de base agroecológica, promovendo eventos de sensibilização e capacitação. Além dos benefícios do consumo de alimentos saudáveis, as produções orgânica e agroecológica representam oportunidade de inserção dos agricultores familiares em um mercado lucrativo em plena ascensão.

Saiba como fazer um Agroamigo:

Agencia do BNB EM ITAMARAJU AO LADO DA PREFEITURA

Além de ser enquadrados nos grupos do Pronaf atendidos pelo Agroamigo, os agricultores familiares precisam participar de Palestra Informativa, realizada pelo Agente de Microcrédito, na qual são apresentadas todas as condições, benefícios e vantagens do Programa, bem como atender aos seguintes requisitos:

Publicidade

Ser maior de idade; Estar quite com a Justiça Eleitoral (declaração do (a) próprio (a) produtor (a) na proposta de crédito); Não apresentar restrições cadastrais; Apresentar os documentos necessários na maioria dos casos: Cópia do Documento de Identidade, Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf.

Matéria relacionada:

Deixe seu comentário