Adriano Pinaffo e Deputado Osni Cardoso solicitam núcleo de atendimento à mulher para Itamaraju

Atendendo a pedido do Vereador Adriano Pinaffo, o Deputado Estadual Osni Cardoso solicitou a implantação do Núcleo Especial de Atendimento a Mulher no Município de Itamaraju. O pedido foi feito em reunião nesta segunda-feira (15) na Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, com o subsecretário Ary Pereira.

Presidente Da Câmara Adriano Pinaffo, busca parceria com Deputado Osni Cardoso para Implantação da NEAM em Itamaraju

“Recebi do presidente da Câmara Municipal de Itamaraju, Adriano Pinaffo, este apelo em meu gabinete, e diante deste quadro que tem se agravado e assustado toda a população, se faz necessário oferecer todo tipo de assistência e formas de proteção.”, explicou o Deputado Osni.

Deputado Osni Cardoso encaminha pedido de Adriano Pinaffo na SSP

Segundo o parlamentar, o subsecretário garantiu priorizar a instalação do núcleo na cidade e reafirmou o compromisso do governo em reforçar a segurança em todo estado e oferecer atendimento especializado para os casos de violência contra a mulher.

Quem é Osni Cardoso?

Osni Cardoso de Araújo, ex-prefeito de Serrinha (2009/2016), Deputado Estadual eleito em 2018 para continuar lutando pelas causas sociais e pelo desenvolvimento territorial.

Nascido no povoado de Bela Vista, zona rural de Serrinha, Osni é filho dos agricultores, Pedro Araújo e Alzira Cardoso de Jesus. É casado com Priscilla Ferreira, e pai de três filhos, Pedro Emanuel, Davi e Arthur Xangai. Trabalhou desde cedo na roça, juntamente com seus sete irmãos para ajudar no sustento de sua família.

Estudioso e determinado, formou-se em Magistério no Colégio Aluízio Carneiro, onde tornou-se Coordenador do Grupo Jovem de Bela Vista e da Pastoral da Juventude (PJ) em Ichú. Ainda pela Igreja, foi assessor da PJ Diocesana em Feira de Santana.

Mas foi ao ingressar na Universidade Estadual da Bahia (UNEB/Campus XI) como estudante de Pedagogia, que começou a se destacar politicamente. Foi militante do Diretório Acadêmico dos Estudantes de Pedagogia (DAP) e membro do Movimento Estudantil, tornando-se uma grande liderança no Estado. Foi Coordenador Geral do DCE/UNEB por duas vezes e ganhou credibilidade e respeito político, tanto por estudantes, quanto pelos professores.

Ainda estudante da UNEB em 1998/1999, participou ativamente das reuniões e pesquisas socioeconômicas para o Plano Diretor Urbano de Serrinha. Fundou a UNICOM, lutou pela implantação das Residências Universitárias da UNEB e foi membro da comissão de cotas de políticas afrodescendentes da UNEB, dando uma nova cara ao movimento estudantil.

Foi membro do CONSEPE e CONSU (Conselho Superior da UNEB), professor/coordenador do UNICOM, ex-presidente e membro da AMBEVA (Associação dos Moradores de Bela Vista), fundador da COOPERE/UNEB (Cooperativa Estudantil), um dos idealizadores e coordenador dos Festivais Culturais da Região do Sisal em Serrinha. Articulador e parceiro no efetivo apoio aos grêmios estudantil e aos núcleos políticos, rurais e urbanos. Membro do diretório estadual do PT, militante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Serrinha. Todas as socializações e experiências contribuíram para o seu ingresso e sucesso na política em Serrinha, conseguindo excelente votação como candidato a vereador em 2004 e a Deputado Estadual em 2006.

Osni tem grande ligação com as causas populares e sociais.Em 2008, foi eleito Prefeito de Serrinha com 21.184 votos (56,50%). Com um governo pautado na ética, no respeito ao cidadão, na busca por melhores condições de vida e na busca pelo desenvolvimento pleno de sua cidade, Osni Cardoso foi reeleito Prefeito de Serrinha nas eleições 2012, coligação “Serrinha para Fazer Muito Mais”, com 24.142 votos (59,36%).

Em 2013, Osni foi eleito Presidente do CONSISAL (Consórcio Público de Desenvolvimento do Território do Sisal), composto por vinte municípios que expressam identidade histórica e sócio-econômica-cultural, sendo eles: Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente.

A Carreira de Osni Cardoso.

Osni é ex-prefeito do município de Serrinha, no semiárido baiano, ocupando o cargo durante duas gestões consecutivas, foi precursor das políticas territoriais consorciadas ao assumir a presidência do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) e ampliou essas políticas para todo o Estado ao se tornar o primeiro presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (Fecbahia).

Durante suas gestões a frente dos consórcios públicos, criou ações de orientação e acompanhamento aos municípios para que os mesmos adequassem sua legislação e criassem estruturas necessárias para a Gestão Ambiental Compartilhada. Implantou no Território o Projeto 2ª Água em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que visa a capacitação de água das chuvas e outras fontes hídricas locais na implantação de estruturas voltadas à produção de alimentos e geração de renda para agricultores e agricultoras familiares.

Osni Cardoso também promoveu via Consisal o Projeto de Regularização Fundiária, com a finalidade de integrar assentamentos irregulares ao contexto legal das suas cidades. Ocupou a chefia da assessoria especial do governador do Estado da Bahia, Rui Costa. E hoje é  Deputado Estadual.

Deixe seu comentário