Início Educação 5 possíveis temas de Redação do Enem 2018
Educação

5 possíveis temas de Redação do Enem 2018

 por Natália Plascak Jorge 

Dê só uma olhada nestes cinco possíveis temas de Redação do Enem 2018, sugeridos pela coordenadora de Redação do Curso Poliedro, Gabriela de Araújo Carvalho. Eles podem ajudar para que você treine com bons argumentos.

5 possíveis temas de Redação do Enem 2018

Segundo ela, os temas de Redação do Enem tendem a seguir uma mesma linha desde a criação da prova, em 1998.

“A ideia é que se possa avaliar a postura do candidato frente à Declaração Universal dos Direitos Humanos, que traz luz ao respeito e à dignidade de um ser humano em relação a outro e ao meio em que vive.”

5 possíveis temas de Redação do Enem 2018

O foco são as questões cotidianas que desencadeiam violência, desigualdade ou intolerância. Eles sempre abordarão problemas da sociedade atual que possam estar, por alguns motivos, interferindo na possibilidade de relações mais harmônicas e respeitosas.

  1.  Refugiados cada vez mais acuados por guerras
    A crise de refugiados tem se agravado cada vez mais ao redor do mundo. As imagens dos migrantes que estão fugindo das guerras comovem as pessoas e destacam um problema evidente.

  2.  Urbanização e transporte
    As questões que envolvem a vida nas grandes cidades e a mobilidade urbana também podem ser tema de discussão. Fique atento!

  3.  Memória e patrimônio público
    O papel da memória na formação da vida em sociedade assim como a importância do patrimônio público podem gerar grandes reflexões e conclusões nos dias de hoje.

  4.  O que é cultura
    Por se tratar de um termo bastante amplo, tome cuidado para analisá-lo sob diversos aspectos. Esse conceito é um dos mais básicos e relevantes da Sociologia.

  5.  Democracia e seus desdobramentos
    O conceito de democracia pode levantar diversas discussões, especialmente com os acontecimentos recentes no Brasil e no mundo. O que essa forma de governo pode trazer para uma sociedade pode gerar grandes debates.

A dica de ouro que a Gabriela deixa é que a melhor maneira de abordar qualquer um desses temas é por meio de uma estrutura organizada, que respeite os Direitos Humanos e que culmine em uma proposta de intervenção social. Por isso, fique atento a essas questões!

5 possíveis temas de Redação do Enem 2018

Todos os temas de Redação abordam mais ou menos o mesmo assunto: a sociedade em que a gente vive. A mesma sociedade que tem uma violência contra mulher também tem uma intolerância religiosa, ou intolerâncias de outra ordem, racismo e violência. Se você já pensou em algum tema anterior do Enem, não precisa pensar em um tema da estaca zero, completamente novo. Você pode aproveitar algumas informações que já tenha utilizado antes ou até mesmo reaproveitar exemplos. Isso ajuda você a pensar e desenvolver qualquer tema.

5 possíveis temas de Redação do Enem 2018

Gostou das sugestões? Que tal começar a praticar esses possíveis temas da Redação do Enem 2018 para fazer bonito na prova? Dê uma olhada nos temas de Redação do Enem desde 1998 e também no Guia Completo do Enem: Redação Nota 1000.

Mas se você sofre de ansiedade e não quer esperar até o fim do ano para fazer o Enem e saber se a sua nota vai ser suficiente para entrar na faculdade, a Revista QB tem uma dica ótima! O site Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 70% e você não precisa ter feito o Enem para garantir a sua. Veja como aproveitar essa oportunidade:

5 possíveis temas de Redação do Enem 2018

Artigos Relacionados

Estado adia validade do concurso para professores e coordenadores pedagógicos

O Governo do Estado prorrogou, por mais um ano, a validade do...

Ministério da Educação recebe solicitação para campus do IF Baiano em Itamaraju

Apesar do recesso parlamentar na Câmara Federal, o deputado federal Valmir Assunção...

SENAR celebra execução de mais de 60 cursos em Itamaraju região

O Serviço Nacional de formação Rural esta celebrando a realizaçao de mais...