Notícias

QUINTA 20/5

técnica

ABRT 1 / JE 3 / PREV 2/ JE 3/ GR 2

                                            12-20

JE1 + TGE/ REGIONAI 3

                                  12-40

SAUDE 2 / JE 5

——————-

 

Abertura
Locutor – Olá Boa Tarde
Locutor – Hora Certa…
ESTE É O JORNAL DA EDCUDORA E ESTAS SÃO AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS NO DIA.

MANCHETES

– Porto Seguro: ICMBio abre processo seletivo para contratação de agentes ambientais

-TJ-BA designa juízes substitutos para 7 comarcas do extremo sul baiano

-CAEMA recupera bens de produtor rural e prendem criminosos em Itamaraju

 

-Criminosos invadem residência e executam jovem a tiros no interior de Caravelas

-Ministro do Meio Ambiente inaugura central de tratamento de resíduos em Santa Cruz Cabrália

-Prefeitura de Mucuri começa limpeza do córrego Água Boa para prevenir transbordamento em Itabatã

 

– Prefeitura de Itamaraju realiza patrolamento de estradas do município

-Novo Mercado Municipal de Itagimirim será inaugurado nesta quinta 

-Polícia Militar prende jovem com telefone celular que foi furtado em escola de Teixeira

 

HOJE É quinta feira 20 de maio, o Dia nacional do pedagogo, em 20 de maio, é uma homenagem aos especialistas em educação.   este é o jornal da educadora   …e nos já estamos no ar!

JE TRILHA

IBGE prepara plano sem data definida para o Censo 2022 – Carolina Prazeres | 01’40”

TRILHA – estadual lida

 

Governo da Bahia realiza projeto para fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes

O GOVERNO DO ESTADO REALIZA NOS PRÓXIMOS DOIS MESES/ POR MEIO DA SECRETARIA DE JUSTIÇA/ DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL/ O PROTEJA BAHIA 2021// A ABERTURA DO EVENTO ESTÁ MARCADA PARA ESTA SEXTA-FEIRA/ ÀS DUAS DA TARDE/ NO CANAL DO YOUTUBE DA SECRETARIA DA JUSTIÇA// O EVENTO É UMA DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES/ CELEBRADO EM DEZOITO DE MAIO// O OBJETIVO É FORTALECER A REDE DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PALESTRAS/ CAPACITAÇÕES E DEBATES COM TEMAS ATUALIZADOS E DESAFIOS ENFRENTADOS ATUALMENTE// TODA A PROGRAMAÇÃO/ REALIZADA DE FORMA VIRTUAL E GRATUITA/ SEGUE DURANTE OS MESES DE JUNHO E JULHO COM SEMINÁRIOS E DEBATES VIRTUAIS COM A PARTICIPAÇÃO DE ESPECIALISTAS E PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA

TRILHA  GRAVADA

MP recomenda Escolas a ter rigor com normas sanitárias na volta às aulas na capital baiana

reportagem de Aline costa

http://www.bahia.ba.gov.br/category/area-de-imprensa/

previsão -TRILHA

http://www.climatempo.com.br/radio

TRILHA – Obrigado Amanda Balbino .
já em Itamaraju …
https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/agora/cidade/2095/itamaraju-ba

————————–

PATROCINIO
Lembrando que o J. E tem o oferecimento de minas calçados
Você não precisa estar de loja na loja procurando conforto para seus pés na Minas calçados você encontra não só calçados, mas também, condição de pagamento, preço baixo, facilidade e bom atendimento.
A minas calçados conta com uma linha completa de calçados masculinos e femininos para adultos e crianças. As melhores marcas de calçados esperam por você na Minas calçados na praça Castelo Branco ao lado da Mega Modas.

E VC JA ALMOÇOU?  AINDA NAO?
ENTAO SE LIGA NAS OPÇOES DO DIA DO BOX DA SANDRA.
ONDE VC CONTA COM ABIENTE FAMILIAR NO ANTIGO COMERCIAL CB NA FEIRA DA CDD BX

LA VOCE ENCOINTRA AQUELA DELICIOSA COMIDA CASEIRA com o sabor de quero mais,

O BOX DA SANDRA  TAMBEM LEVA SUAS DELICIAS ATE VC

9 9939 5030 HOJE TEM..

QUINTA 20/5

BOX DA SANDRA LIGOU CHEGOU 9 9939 5030 AINDA TEMOS AS DELICIOSAS GELADINHAS GORMET

BOX DA SANDRA NO ANTIGO COMERCIAL CB PROXIMO A DISTRIBUIDORA QUERO MAIS

—————————

COTAÇÃO

http://www.sistemafaeb.org.br/cotacoes/listagem-de-cotacoes/

 

JE – TRILHA – local

Prefeitura de Itamaraju realiza patrolamento de estradas do município

A Prefeitura de Itamaraju, por meio da Secretaria de Obras, está realizando o patrolamento das estradas de acesso as comunidades rurais e distritos do município.
A ação da Secretaria de Obras, tem a finalidade de promover melhorias benéficas a população citada garantindo acessibilidade ao município, condições de trafegabilidade aos condutores de veículos e escoação da produção.
O trabalho vem avançando garantindo melhor acesso as comunidades de Pirajá e Piragi, e será estendido pelas demais regiões adjacentes, o Prefeito Marcelo Angênica, juntamente com o Secretário de Obras Antonio Charbel (Toninho), vem acompanhando os trabalhos das equipes.

Para o gestor Marcelo Angênica, a manutenção das estradas vicinais do município tem sido intensa, garantindo segurança e trafegabilidade para os condutores que utilizam as estradas da região, ressaltou que um plano de ação foi montado pela pasta responsável para atender as solicitações das comunidades, encerrou.
Nos últimos dias, máquinas e servidores atuaram em diversas localidades executando patrolamentos e aplicando cascalhos em locais mais danificados pela chuva, “este período de estiagem permite patrolar as estradas sem correr risco de atolamento ou prejuízo aos condutores, aos poucos estão sendo feitas as correções necessárias nas estradas da zona rural”, disse Toninho Secretário de Obras.

 

GIRO –  7:27

AGORA É A HORA DOS DESTAQUES JORNALISTICOS NACIONAIS COM O FELIPE ZBORIL

……………………….INTERVALO 12:21 – 26

esporte

12:27 AGORA vamos ao momento geração esportiva

Oferecimento especial de casa das ferramentas uma loja completa que te oferece bom atendimento e uma linha completa de ferramentas para os mais variados serviços, além de parafusos ,MAKITAS, MAQUINAS DE SOLDA, compressores, SERRA MARMORES, FURADEIRAS E UMA INFINIDADE DE OUTRAS FERRAMENTAS ELETRICAS, ALEM abrasivos tintas E UMA LINHA COMPLETA PARA PINTURA AUTOMOTIVA , e para favorecer você nesse tempo de colheita a Casa das Ferramentas tem , graxa ALTAS TEMPERATURAS PARA SECADOR, , luvas, lonas, equipamentos de segurança, e muito mais .

SEJA QUAL FOR A SUA ATIVIDADE A FERRAMENTA QUE VC PRECIASA ESTA ESPERANDO POR VC NA
Casa das ferramentas na praça da independência ao lado do Sicoob na cidade baixa pertinho de você!
Casa das ferramentas trabalhando com qualidade e o atendimento vip que vc merece.

—-

vamos agora as NOTICIAS DO ESPORTE começamos com  as informações da LIBERTADORES River Plate vence com meia machucado no gol e sem reservas – Danielle Esperon 

já pela sul-americana Atlético-PR vence Melgar e encaminha classificação-

 

E VC JA ALMOÇOU AINDA NAO?
ENTAO SE LIGA NAS OPÇOES DO DIA DO BOX DA SANDRA.
ONDE VC CONTA COM ABIENTE FAMILIAR NO ANTIGO COMERCIAL CB NA FEIRA DA CDD BX
LA VC ENCOINTRA AQUELA DELICIOSA COMIDA CASEIRA, MAS SE PREFERIR O BOX DA SANDRA LEVA SUAS DELICIAS ATE VC.

QUINTA 20/5

9 9939 5030 HOJE TEM..

BOX DA SANDRA LIGOU CHEGOU 9 9939 5030 AINDA TEMOS AS DELICIOSAS GELADINHAS GORMET

——————————–

12:47 -REGIONAIS

1- Porto Seguro: ICMBio abre processo seletivo para contratação de agentes ambientais

O Parque Nacional do Pau Brasil e no Escritório do ICMBio, em Porto Seguro, vai contar com novos agentes temporários ambientais. Para isso o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) abriu processo seletivo simplificado para a contratação dos profissionais.

As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas presencialmente, na Sede do Parque Nacional do Pau Brasil, localizada na estrada Velha Arraial D’ajuda, de 4 a 16 de junho, das 8h às 16h.

O Processo de seleção dos candidatos será realizado em duas etapas: pré-seleção e análise curricular.

Segundo o ICMBio, a pré-seleção conta com avaliação física e habilidades com o uso de ferramentas agrícolas. Já a análise curricular, será realizada de maneira objetiva para fins de classificação final dos participantes, com critérios de pontuação descritos no edital.

Todos os candidatos inscritos serão submetidos à fase de pré-seleção e somente os aprovados, classificados em ordem de pontuação, no quantitativo de até quatro vezes o número de vagas disponíveis, passarão para a fase seguinte.

Ainda segundo o ICMBio, a fase de pré-seleção não acumula pontuação para a fase de avaliação curricular.

De acordo com o edital, será impedido de participar do processo de seleção o candidato que tenha sido desligado por justa causa de contratos anteriores de brigadistas e chefes de esquadrão no âmbito do ICMBio e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

2-TJ-BA designa juízes substitutos para 7 comarcas do extremo sul baiano

O Presidente do Tribunal de Justiça (TJ-BA), Desembargador Lourival Almeida Trindade, designou 50 novos juízes substitutos, aprovados, no último concurso, para ingresso na carreira da magistratura, para atuação, em comarcas do interior da Bahia.

No extremo sul baiano as cidades de Itamaraju, Nova Viçosa, Belmonte, Medeiros Neto, Caravelas, Prado e Itanhém foram contempladas com a inciativa.

Ainda para garantir, maior transparência ao processo de designação dos juízes, uma lista de 50 comarcas foi disponibilizada para escolha dos magistrados observando-se a ordem decrescente de antiguidade, com base na classificação no concurso público.

Os magistrados já encerraram o curso de formação, realizado pela Universidade Corporativa (UNICORP) e desde o dia 26 entraram em exercício.

Guaratinga e Itabela ficam de fora – Como as comarcas de Guaratinga e Itabela ficaram não foram beneficiadas, o Conselheiro Estadual da OAB/Bahia, Alex Ornelas, cobrou tribunal providências urgentes para incluir as duas comarcas numa possível lista complementar.

3-Novo Mercado Municipal de Itagimirim será inaugurado nesta quinta, 20

O governador Rui Costa viaja nesta quinta-feira 20, para o município de Itagimirim, no extremo sul do estado. Sua agenda tem início às 9h, com inauguração de reforma do Mercado Municipal e entrega de 30 barracas e 30 kits de feira para a Prefeitura local. Ambas as ações foram coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Rui Costa também vai participar da inauguração da Praça da Bíblia, na sede do município e da iluminação da entrada da cidade, com instalação do totem.

http://www.bahia.ba.gov.br/category/area-de-imprensa/

4-Ministro do Meio Ambiente inaugura central de tratamento de resíduos em Santa Cruz Cabrália

O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles participou nesta segunda-feira, 17 de maio, da inauguração da Central de Tratamento e Valorização de Resíduos (CTVR) Costa do Descobrimento, localizada em Santa Cruz Cabrália. No valor de R$ 50 milhões, a obra se alinha aos objetivos do programa Lixão Zero, eixo da Agenda Ambiental Urbana, lançada em 2019 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Com capacidade de 550 toneladas por dia, a obra permite a desativação de oito lixões no entorno, atendendo os municípios de Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Belmonte. No total, mais de 500 mil pessoas serão beneficiadas com a entrega, dentre as quais 385 mil são habitantes da região, além da população flutuante de turistas, de cerca de 150 mil visitantes ao ano.

A CTVR, equipada para tratamento e disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos urbanos, resíduos de serviços de saúde, resíduos de construção civil e resíduos perigosos (Classe I), contribui para alcançar as metas do Marco do Saneamento, sancionado pelo presidente da República em 2020, que obriga o encerramento de todos os lixões do País até 2024.

A unidade do Grupo Naturalle Tratamento de Resíduos ocupa uma área de 75 hectares, e deverá ser operada com os preceitos de ecoeficiência, tratando e valorizando os resíduos recebidos, retornando-os à cadeia produtiva. Um exemplo é a geração de energia ou combustível para indústrias, por meio do reaproveitamento do biogás gerado no aterro.

Programa Lixão Zero

O programa Lixão Zero foi lançado em abril de 2019, como segundo eixo da Agenda Ambiental Urbana. Desde então, o programa vem trabalhando para melhorar a gestão de resíduos sólidos em todo o Brasil, por meio de repasses diretos, avanços regulatórios, acordos de logística reversa, educação ambiental e outras ações.

5-Prefeitura de Mucuri começa limpeza do córrego Água Boa para prevenir transbordamento em Itabatã

A Prefeitura Municipal de Mucuri iniciou as obras de limpeza e revitalização do Córrego Água Boa, no distrito de Itabatã, onde máquinas e homens estão realizando os serviços de obstrução do canal e consequentemente a purificação do leito do córrego Água Boa que corta toda zona urbana do distrito e atravessa a BR-101 em direção ao leste até a sua deságua no rio Mucurizinho, popularmente conhecido por rio Coca Cola.

O secretário Municipal de Obras de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, informa que a nova frente de trabalho sobre o córrego em Itabatã foi uma ordem de prioridade do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM) e que os trabalhos fazem parte das medidas de prevenção a enchentes, de resgate do rio, do embelezamento do distrito e que a revitalização do córrego na zona urbana é uma questão de saúde pública.

 

                       INTERVALO ——————— 12:40 ————————-

 

SAUDE / BOLETIS 

País passa de 440 mil mortes causadas pela Covid – Bruno Moreira

ITAMARAJU

QUINTA 20/5

Bahia registra 5.111 novos casos de Covid-19 e mais 77 óbitos pela doença – Anderson Oliveira

QUINTA 20/5

 

em itamaraju…

Foi confirmado através do Boletim Epidemiológico mais 2 óbitos em decorrência do Covid-19 em Itamaraju. Segundo o Boletim foram registrados 39 novos casos confirmados para a COVID-19 no município.

O óbito de 02 (dois) pacientes, um do sexo masculino, 36 anos de idade, diagnosticado com Covid-19 no dia 12/05/2021 e um do sexo feminino, 64 anos de idade, diagnosticado com Covid-19 no dia 09/05/2021.

Hoje são cerca de 151 casos ativos, 17 pacientes internados no Hospital Municipal de Itamaraju, 26 pacientes internados em Unidades de Saúde do Estado e 112 óbitos.

crimes

1-CAEMA recupera bens de produtor rural e prendem criminosos em Itamaraju

Policiais militares da CIPE – MA (Companhia Independente de Policiamento Especializado da Mata Atlântica) recuperaram diversos objetos furtados de um produtor rural em Itamaraju, além de prenderem dois dos autores do crime. O furto aconteceu em uma fazenda no Córrego do Macaco Duro, Campo Alegre em Itamaraju/BA, no dia 06 de maio.

Segundo informações, na ação, os criminosos levaram quatro bujões, uma quantia significativa de dinheiro em espécie, um rádio, um ventilador, um aparelho de som, um airfrair, um forno elétrico, uma bomba de campo, uma bomba para injeção animal, dois sacos de agrotóxicos, um galão com adubo e uma bomba de irrigação elétrica.

Na noite desta terça-feira, a equipe recebeu um informação anônima, de que os autores do crime estariam em um casebre às margens da BR 101, e ao chegarem no local, encontraram um dos autores, e vários dos eletrodomésticos, e insumos de serviços rurais no interior do local. Em seguida, dois outros suspeitos se aproximavam do local, e ao perceberem a presença da guarnição, tentaram evadir-se, sendo um deles alcançados pelos policiais da CIPE-MA.

Os dois acusados, que não tiveram os nomes revelados foram conduzidos e apresentados no Plantão da Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas junto aos materiais recuperados. Somente os bujões, o rádio e o dinheiro não foram recuperados pelos policiais.

2-Polícia Militar prende jovem com telefone celular que foi furtado em escola de Teixeira

Ontem quarta-feira, 19 de maio, policiais militares da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar, prenderam um jovem suspeito de furto, e recuperaram um telefone celular furtado, no último dia 12 de abril, quando foi comunicado aos policiais militares uma ocorrência de furto em um estabelecimento educacional no Bairro Bela Vista, em Teixeira de Freitas.

Na ocasião, foram furtados também, um notebook Acer cinza; um notebook CCE; um notebook sem marca identificada; um controle de console Xbox; um celular Xiaomi Redmi Note 8; um celular LG, de cor preta; um Samsung de cor preta, e um Samsung A01, de cor vermelha. A prisão do suspeito se deu após diversas diligências realizadas pelos policiais militares, por volta das 10h00 da manhã desta quarta-feira, no Bairro Liberdade II.

O suspeito foi identificado como sendo, Edclei Santos Ferreira, de 18 anos. Edclei estava em posse de um dos telefones furtados no crime acima mencionado. Após ser conduzido até o plantão da Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, foi verificado através do número de IMEI que realmente se tratava do telefone Samsung A01 de cor vermelha, furtado no dia 12. O suspeito de Edclei Santos alegou não ter envolvimento com o furto.

Na oitiva com o delegado, ele assumiu ter adquirido o telefone nas mãos de uma terceira pessoa, até o momento não identificado. Ele disse ter pagado o valor de R$ 100,00 (cem reais) pelo aparelho. Edclei foi autuado e flagranteado pela prática do crime de receptação pelo delegado plantonista, Manoel Andreetta, e permanece preso à disposição da Justiça.

3-Criminosos invadem residência e executam jovem a tiros no interior de Caravelas

O homicídio consumado aconteceu na noite da última terça-feira, 18 de maio, por volta das 23h00, na Rua Ceará, no distrito de Ponta de Areia, em Caravelas-Ba. De acordo com as informações, a vítima Adenilson da Conceição Santos, 21 anos, estava em sua residência, quando três indivíduos, portando armas de fogo, invadiram o imóvel após arrombar a porta da residência.

Um dos criminosos atirou por várias vezes na cabeça de Adenilson, que veio a óbito no local. Policiais militares preservaram a área e acionaram a Polícia Civil. No local foram encontradas cápsulas de calibre 380. O delegado plantonista, em Teixeira de Freitas, Rui Pinheiro, autorizou o servidor público Anderson Barbosa a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exames de necropsia, e posterior liberação aos familiares.

A autoria e a motivação do crime, ainda são desconhecidas. A Polícia Civil de Caravelas vai investigar o crime. Segundo informações, a vítima tinha passagem na Polícia por tráfico de drogas em Nova Viçosa.

4- Quatro acusados de tráfico são presos com arma e drogas em ação da Polícia Militar de Ibirapuã

Policiais militares da 44ª Companhia Independente da Polícia Militar, prenderam quatro jovens com arma e drogas no município de Ibirapuã. Segundo informações, a guarnição interceptou uma suposta entrega de entorpecentes no Bairro Brasília, próximo a uma empresa de laticínios, sendo certo que os suspeitos evadiram-se a bordo de uma motocicleta Honda/CG, até uma residência, sendo alcançados já no interior do imóvel.

Durante a abordagem foram encontradas dez (buchas) de maconha em poder de Lucas Vital Rocha Alves, de 24 anos e Giovani de Matos Alcântara, de 21 anos. No interior do imóvel, os militares encontraram outra motocicleta, sendo uma Honda/Bros. Na sequência, a guarnição se deslocou até o Centro de Ibirapuã, onde havia informações de que estaria funcionando um ponto de distribuição de drogas. Ao avistarem a equipe da Polícia Militar, os indivíduos que estavam em frente à residência, empreenderam fuga.

Os militares foram atrás dos suspeitos e conseguiram alcançar dois deles, sendo identificados como, Gabriel Bruno de Jesus Souza, de 25 anos, e Eduardo Rodrigues de Moraes. Os militares flagraram o momento em que o Gabriel e o Eduardo dispensaram cinco buchas de maconha em frente à residência do Gabriel. Após dispensar as drogas que estavam com eles, a dupla adentrou no imóvel e tentou dispensar uma parte dos entorpecentes, mas, a ação foi flagrada pelos militares.

Ao todo, os militares apreenderam 27 (buchas) e quatro porções maiores de maconha, totalizando 60 gramas; uma porção de cocaína, pesando aproximadamente 10 gramas, e uma arma de fogo de dois canos cal. 32. Os militares apreenderam ainda a quantia de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) e dois telefones celulares. Os quatro suspeitos foram apresentados ao delegado plantonista, Rui Pinheiro, que após oitiva, flagranteou os quatro por crime de tráfico de drogas, permanecendo à disposição da Justiça.

5-Ex-Baralho do Crime é capturado em ação conjunta da PC e PM

Um homicida e traficante, ex-integrante do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública foi flagrado, na manhã desta quarta-feira (19), durante ação conjunta das polícias Civil e Militar. O criminoso e um comparsa foram capturados com drogas e munições.

Equipes da 3ª Delegacia de Homicídios (BTS) do DHPP e da Rondesp BTS, após ações de inteligência, flagraram o homicida e comparsas, na localidade de Pedra Furada, no bairro de Bonfim, em Salvador.

Com a chegada das viaturas, o criminoso correu, invadiu uma casa, mas acabou capturado. Com ele foram encontradas porções de maconha e cocaína. Aos policiais, ele contou que escondia mais entorpecentes, em outro imóvel, no bairro de Uruguai.

As equipes, imediatamente, foram até o local e flagraram um comparsa do ex-integrante do Baralho do Crime, com mais porções de drogas.

O ex-integrante do Baralho do Crime da SSP possuía passagens por homicídios e tráfico de drogas, nos anos de 2011, 2012, 2016 e 2017.

O traficante integra uma organização envolvida com venda de entorpecentes, homicídios, roubos a bancos e corrupção de menores.

6-Indivíduo é preso com grande quantidade de drogas no Arnaldão

Ediel Rodrigues Dias de 22 anos foi preso pela guarnição do PETO da Polícia Militar, no bairro Arnaldão, com 770 gramas de maconha, 100 gramas de cocaína, diversas embalagem plásticas para acondicionamento de entorpecentes e R$ 1.315,00 (mil, trezentos e quinze reais) em espécie.

Segundo as informações, quando Ediel percebeu a presença da polícia, tentou fugir do local, e quando tentava adentrar em uma residência foi alcançado pelos policiais. Durante a abordagem os policiais encontraram as drogas e o dinheiro com o suspeito que foi conduzido para o Complexo Policial.

 

ENCERRAMENTO
Na certeza do dever cumprido nós chegamos ao final da edição de hoje do Jornal da Educadora

As 2 da tarde Adilson Alves com o seu Bailão da Educadora. Obrigado pela audiência e pela companhia, boa tarde a todos e até amanhã.

Artigos Relacionados